[UPDATE] George R. R. Martin mata todo mundo — mas não mata o MS-DOS.

Wordstar_ScreenshotEm entrevista ao talk show de Conan O’Brien nesta última segunda-feira, o autor mais assassino de todos os tempos revelou que escreve seus Brace Yourselves em um computador rodando MS-DOS e WordStar 4.0. Segundo ele, por dois motivos:

  • Evitar distrações: não tem esse negócio de Alt-Tab pra checar o FaceBook, nem pop-ups de chat da tia mandando vídeos de gatinhos. É só a tarefa à frente, com foco total.
  • Simplicidade: principalmente o editor não querer se achar mais esperto que você e mudar as palavras sem sua autorização. Nas palavras do próprio: “Se eu quisesse uma maiúscula eu teria digitado maiúscula! Eu sei usar a tecla Shift!”

Abaixo, o trecho em questão da entrevista.

Aliás, o WordStar está fazendo 35 anos por estes dias.

UPDATE: Nos comentários, Murilo Queiroz nos chama a atenção para um post de 2009 onde G.R.R.M. descreve melhor seu retro-PC. Traduzo:

(…) Eu escrevo em uma máquina DOS que está fisicamente separada da máquina Windows e não tem conexão com a Internet. Ela não pode pegar vírus. Presumindo que alguém tenha escrito algum vírus para o WordStar 4.0, o que eu acho improvável. Ela também tem um drive espelhado, logo tudo que escrevo é copiado automaticamente para dois HDs. Eu faço backups frequentemente para disquetes, com menos frequência para CD-ROM, e de vez em quando para um Zip drive. Então acho que estou bem de backups. Minha única vulnerabilidade é que todos esses backups estão no mesmo lugar físico, logo, se minha casa pegar fogo estou ferrado. Sim, eu pesquisei sistemas de backup off-line, mas infelizmente nenhum deles funciona com DOS e WordStar. (Antes que alguém pergunte, não, não vou mandar disquetes para você “preservar”. Estou por dentro dos seus truques.)

(Gizmodo via Luís Garcia)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “[UPDATE] George R. R. Martin mata todo mundo — mas não mata o MS-DOS.

  1. (Antes que alguém pergunte, não, não vou mandar disquetes para você “preservar”. Estou por dentro dos seus truques.)
    HAHAHAHAHA