Em entrevista ao talk show de Conan O’Brien nesta última segunda-feira, o autor mais assassino de todos os tempos revelou que escreve seus Brace Yourselves em um computador rodando MS-DOS e WordStar 4.0. Segundo ele, por dois motivos:
- Evitar distrações: não tem esse negócio de Alt-Tab pra checar o FaceBook, nem pop-ups de chat da tia mandando vídeos de gatinhos. É só a tarefa à frente, com foco total.
- Simplicidade: principalmente o editor não querer se achar mais esperto que você e mudar as palavras sem sua autorização. Nas palavras do próprio: “Se eu quisesse uma maiúscula eu teria digitado maiúscula! Eu sei usar a tecla Shift!”
Abaixo, o trecho em questão da entrevista.
Aliás, o WordStar está fazendo 35 anos por estes dias.
UPDATE: Nos comentários, Murilo Queiroz nos chama a atenção para um post de 2009 onde G.R.R.M. descreve melhor seu retro-PC. Traduzo:
(…) Eu escrevo em uma máquina DOS que está fisicamente separada da máquina Windows e não tem conexão com a Internet. Ela não pode pegar vírus. Presumindo que alguém tenha escrito algum vírus para o WordStar 4.0, o que eu acho improvável. Ela também tem um drive espelhado, logo tudo que escrevo é copiado automaticamente para dois HDs. Eu faço backups frequentemente para disquetes, com menos frequência para CD-ROM, e de vez em quando para um Zip drive. Então acho que estou bem de backups. Minha única vulnerabilidade é que todos esses backups estão no mesmo lugar físico, logo, se minha casa pegar fogo estou ferrado. Sim, eu pesquisei sistemas de backup off-line, mas infelizmente nenhum deles funciona com DOS e WordStar. (Antes que alguém pergunte, não, não vou mandar disquetes para você “preservar”. Estou por dentro dos seus truques.)
Ele falou isso no site em 2009, mas naquela época só quem era louco pelos livros (como eu) leu: http://grrm.livejournal.com/83679.html
(Antes que alguém pergunte, não, não vou mandar disquetes para você “preservar”. Estou por dentro dos seus truques.)
HAHAHAHAHA