Vídeo do dia: CP/M rodando num TRS-Color. AHN? Cumequié?

Felipe “Retro Canada” Antoniosi mais uma vez obrigando o CoCo a fazer coisas que não são de Jesus. Ele codificou um emulador do Intel 8080 e botou pra rodar programas de CP/M, usando o VDP 9958 — perdão, o modo de 80 colunas nativo do CoCo 3 — pra saída de vídeo. Veja a mágica acontecendo no vídeo abaixo:

Observem que não é exatamente o CP/M que está rodando, e sim uma camada de emulação sendo chamada do OS/9, mais ou menos ao estilo do WINE rodando programas de Windows de dentro do Linux. Quando o programa faz uma chamada de arquivo, o “emulador” deixa de emular o processador alienígena e serve ao pedido da aplicação que nem gente decente, usando as chamadas do sistema operacional nativo.

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Vídeo do dia: CP/M rodando num TRS-Color. AHN? Cumequié?

  1. O CP/M é até organizadinho! Você carrega em C a rotina desejada e em DE ou HL alguns outros parâmetros e faz um CALL 00005H, basta fazer o layer de transcrição e pronto, problema são os programas expertos que resolvem bypassar o CP/M e fazer as coisas do jeito deles (tá, a rotina de escrita na tela é nojenta; ela escreve caracteres letra por letra — que aliás pode ser visto no vídeo e, foi uma das coisas que o Konamiman mudou no NEXTOR).

  2. Erh, isso ai ta rodando um coco3. Nao tem V9998 na jogada nao. Alias, nem roda em coco1 pq precisa de uns 50K de area de trabalho…

  3. BTW: Supercalc ja esta rodando bala. Dbase falta acertar aqueles esc-code lixo do Kaypro 2… Zork 1 entra na primeira sala e depois da algum pau maluco….

    1. Deve ser parte dos bypass da vida. E quando rola o emulador do “três letras”?