Compra que eu garanto!

É comum na área de propaganda o uso de figuras públicas que emprestam sua notoriedade e credibilidade(?) para endossar um determinado produto. É o tal do spokesman, ou como chamamos por aqui: o “garoto propaganda”. E claro que esta técnica também foi usada para se vender computadores, principalmente quando ainda se tentava descobrir como é que eles deveriam ser vendidos!

Atenção: Eu resolvi fazer como os grandes portais brasileiros de conteúdo e pegar um conteúdo já existente na Internet e dar uma requentada.. …mas vale pelos meus comentários!

COMMODORE

https://i0.wp.com/oldcomputers.net/oldads/people/Shatner-VIC-20.jpg?resize=512%2C723

Se computadores são o futuro, quem melhor para falar deles do que alguém vindo diretamente dele? Sim gente, ele mesmo o Comodoro Capitão James Tiberius Kirk! Ou, no caso o seu alter ego canadense, o William Shatner, usando todo seu poder de persuasão (só faltando aquele conhecido golpe com as duas mãos nas costas do adversário) para convencer o público a comprar os VIC-20 ao invés de videogames klingons ou romulanos.

SPECTRAVIDEO

https://i0.wp.com/oldcomputers.net/oldads/people/Bond-Spectravideo.jpg?resize=480%2C710

Se a Commodore tinha um capitão da Frota Estelar, a Spectravideo apelou para ele, o agente secreto a serviço de Sua Majestade: Bond, James Bond!  Ou no caso o Sir Roger Moore! E antes que ele seja acusado de traição por preferir os chineses quase-MSX e MSX da SVI ao invés dos britânicos BBC Micro, Dragon e ZX Spectrum, lembrem-se que Hong Kong ainda era parte integrante do Império Britânico à época.

Aliás, esta propaganda não se parece com os avisos do Ministério da Saúde nos maços de cigarro?

TEXAS INSTRUMENTS

https://i0.wp.com/oldcomputers.net/oldads/people/Cosby-TI994A-2.jpg?resize=521%2C710

A Texas Instruments preferiu fugir das figuras de ação e optou por um gênero mais família. Sobrou para o paizão Bill Cosby, protagonista do sitcom The Cosby Show que foi ao ar na TV estadunidense (e chegou a ser transmitido no Brasil pela TV aberta) entre 1984 e 1992. Ironicamente, o TI 99/4A não foi tão longevo por conta da guerra de preços entre TI e Commodore — o próprio Cosby apareceu em algumas propagandas para dizer que o fato da TI te dar USD$50,00, e depois USD$100,00, era uma boa razão para comprar o computador deles.

TOMY

https://i0.wp.com/oldcomputers.net/oldads/people/Purcell-Tutor.jpg?resize=478%2C568

Se a TI teve a cara de pau de usar um pai, a fabricante japonesa de brinquedos Tomy apelou para uma mãe. (Claro, quem mais está preocupado com o futuro dos filhos?) Escolheram a apresentadora Sarah Purcell, do programa de auditório Real People, para vender seu computador/brinquedo Tutor. Será que funcionou? Assistam um pedaço do programa e depois me contem se comprariam um computador vendido por esta moça:

http://youtu.be/puXAFx2l_x0

TANDY RADIO SHACK

https://i0.wp.com/oldcomputers.net/oldads/people/Asimov-TRS80.jpg?resize=480%2C639

Na minha opinião o melhor de todos, nada de gente que só estava ali para ler um texto escrito pelo povo do marketing. Este cara não só entendia do futuro como poderia criá-lo (e recriá-lo conforme a necessidade) enquanto citava as quatro leis da robótica, criadas por ele mesmo! Sim, a Tandy tinha o homem, o mito, a lenda: Isaac Asimov!

(Em tempo: a Tandy também usou dois Bill… o ator Bill Bixby —  o Dr. David Banner, do seriado O Incrível Hulk — e o “rich jerk” Bil Gates — o próprio — como garotos propaganda dos seus clones de IBM PC.)

E EM TERRAS BRASILEIRAS?

CIMG1101.JPG

Mesmo nos dias atuais propaganda de computadores por aqui são uma coisa rara de se ver, imagine então na década de 1980 e imagine mais ainda utilizando algum famoso!?!? A ELGIN ousou… se as demais tinham atores, apresentadores ou escritores ela tinha alguém que era tudo isto e mais um pouco! A ELGIN tinha o advogado, poeta, radialista, compositor e ator Mário Lago*. O maior especialista brasileiro em Amélias! 🙂

(*) a foto é cortesia do Carlos Cardoso

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Compra que eu garanto!

  1. O Kirk n foi Comodoro, foi Almirante. Só quem foi Comodoro foi o Picard, e mesmo assim por um tempo (se n me engano comandando a Frota Estelar numa batalha contra os Borgs).

    Ah, e no Star Trek II:The Wrath of Khan, havia um Commodore PET no fundo do cenário.

    Ô seu trekker fudeba… 🙂

    1. Que eu me lembre o Piccard nunca foi Comodoro. Ele sempre foi Capitão, tirando apenas um episódio em que é mostrado o futuro e ele estava aposentado como Almirante.

    2. Erro meu mas valeu pela zoação! E o sonho do Kirk sempre foi ser comodoro da frota. E quantos créditos (ou ouro paralatinum?) o Kirk desembolsou em pleno século XXIV por aquele PET?