SID (ou seja, som de Commodore 64) num PC. Pode isso, Arnaldo?

Numa época (1987) em que a maioria dos micros domésticos do mercado sabia cantar como virtuosos rouxinóis (com chips SID, PSG, FM e outros que tais) e os IBM PC compatíveis grasnavam patéticas ondas quadradas nos seus alto-falantes indignos de um radinho de pilha, a MicroProse, inconformada com a inferioridade sonora das versões MS-DOS de seus jogos em relação às de Commodore 64, decidiu tentar a idéia de botar um SID no PC.

A história desse breve e improvável casamento você lê no Nerdly Pleasures.

Innovation_SSI_front

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “SID (ou seja, som de Commodore 64) num PC. Pode isso, Arnaldo?

  1. Parabéns pelo texto. Muito eloquente ao mesmo tempo assertivo e veraz.

  2. Imagino como deve ter sido…
    – Seu Irving! Seu Irving! Tem uns sujeitos aí que querem comprar uns chips nossos para colocar em computadores compatíveis com IBM. A gente pode vender?
    – Nossos chips do Amiga? Como ousam?
    – Não, seu Irving são dos que colocamos nos marronzinhos!
    – Ah, pode vender! E pegue uns Plus/4 lá no estoque e dê pra eles também!”

  3. O fato de o PC Speaker ser onda quadrada é o de menos… o que mata é que é só um bit.. não tem controle de amplitude, um canalzinho só. Ou seja, aquilo foi feito só pra dar os bip bip no post e olhe lá! Infeliz foi quem inventou de tentar tocar musica naquilo 😛