Mais uma CPU bizarra que a gente deixou escapar. Raios!

Signetics 2650. Como já imaginávamos, o episódio 37 do podcast só arranhou a ponta do iceberg. Este microprocessador de 8 bits podia endereçar até 32 K de memória (não 64K porque o bit mais significativo do endereço era reservado).


Entre outras bizarrices:

  • Memória segmentada em blocos de 8 KB. Para código em um bloco acessar memória no outro, só com endereçamento indireto.
  • A pilha para chamada de subrotinas é fora da memória, fora dos registradores, e você não pode acessar o conteúdo dela de maneira nenhuma. Só fazer CALL, RETURN e olhe lá.

O que foi feito com essa criatura? Não muita coisa:

Um computador-kit de aprendizado e desenvolvimento feito pela própria Signetics, o Instructor 50.

Signetics Instructor 50
Chaos Computer, um homebrew feito em 1977 por David J. Greaves, aluno do St John’s College de Cambridge, Inglaterra.

Chaos Computer
Philips IMS, um computador modular voltado para controle de processos industriais.

Philips IMS
E, por último mas não menos importante, um console de videogame, contemporâneo do Atari 5200 e do ColecoVision mas que mais lembra um Odyssey ou Intellivision: o Emerson Arcadia 2001. Quer comprar um? Tem à venda no eBay… por 600 doletas. Ai.

Arcadia 2001
Mas não precisa gastar os olhos da cara pra matar a curiosidade de como eram os jogos dele, é só ver o vídeo aí abaixo:

(Ed S via G+)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

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  1. O 2650 foi o processador que usei no videogame que construi (com dois colegas) para a feira de ciências do colégio Mackenzie em 1979. O chip de vídeo 2636 era mais limitado que o 2637 do Arcadia, mas foi usado em videogames comerciais menos conhecidos. O pessoal da Icotron (que representava a Signetics no Brasil) me arrumou o esquema de uma adaptação que fizeram para PAL-M com um monte de TTLs. Só que no dia da feira me arrumaram uma TV preto e branco! A fila de crianças querendo jogar dava a volta no quarteirão e os 3 dias da feira foram super cansativos.

    Infelizmente eu só tinha um datasheet do 2650 com uma única página listando todas as instruções. Eu só conhecia o 8080 na época e tentei ver se conseguia chutar como programar este outro processador. Hoje sei que teria sido impossível (o 2650 tinha bancos de registradores e muitos outros detalhes que não daria para descobrir na tentativa e erro). E eu nem tinha como gravar EPROMs. Felizmente o pessoal da Icotron me deram de presente duas ROMs na semana de feira: uma com jogos de batalha e outra com jogos tipo Pong (umas 100 variações). A primeira precisava de dois joysticks enquanto a segunda ROM usava quatro paddles, que além de serem mais fáceis de construir permitia mais crianças jogarem de cada vez.