ATENÇÃO
Este episódio é dedicado à memória de Douglas Engelbart, que faleceu em 2 de julho.
Sobre o episódio
Bem-vindos ao primeiro papo de boteco do Retrocomputaria! Demos uma parada nos bids e nos snipers para falar sobre leilões, colecionismo e tudo o mais em volta.
Nesta parte do episódio
Falamos do culto do retro enquanto mercado, da preservação da memória e da nostalgia de 20 anos antes; também falamos do problema da oferta e começamos a entrar no resultado disso tudo (os preços disparando).
Também no episódio
A continuação da seção de notícias, agora sob novo formato.
Ficha técnica:
- Número do episódio: 35
- Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander e Giovanni
- Convidado especial e pitaqueiro: Juan Castro
- Duração aproximada: 54 minutos
- Músicas de fundo: Músicas de MSX
- Download em ZIP
Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
Olá novamente, estou de passagem aqui no boteco vindo da mercearia da esquina. Deixa eu falar rapidinho antes que a patroa reclame da demora. (Em tempo: o advento da telefonia celular foi um marco desestimulante nas paradas de boteco)
De forma muito lúdica vocês abordam a formação do mercado de “colecionáveis”, com seus oportunistas e atravessadores, enganados e enganadores. Vocês mataram a questão quando estabeleceram um paralelo com o “perfil sócio econômico” do colecionador e aquilo que desperta seu interesse de acordo com sua faixa etária. (para alguns, faixa otária).
Aproveito para lançar uma sugestão: vocês mencionaram casos extremos de picuinhas e rivalidade entre grupos de usuários, com casos de destruição de C64 por fãs de Spectrum e vice-versa.
Que tal um episódio que aborde este tema, rivalidades marcantes entre grupos de usuários? Sim, sei que vocês fizeram o quase mandatório episódio sobre Atari vs. Commodore (ou Tramiel contra o Mundo), mas sabemos que as plataformas clássicas tiveram (e ainda tem) legiões de fãs que literalmente vestiam a camisa e defendiam sua plataforma com a mesma paixão que atacavam as outras.
Fatos emblemáticos podem ser levantados nos EUA, Europa e mesmo aqui no Brasil, quando por exemplo tivemos as lendárias discussões na Microsistemas, onde usuários de Apple, MSX, TK e Prológica digladiavam-se mensalmente na arena em prosa da sessão de cartas.
Vixe! A patroa tá vindo ali!! Demorei demais, já vi que o almoço vai atrasar e a culpa será minha… fui!
Já que vocês falaram em Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons), o último episodio chamado Requiem que não foi o ar mas, o roteiro foi disponibilizado pelo próprio autor para por fim as teorias malucas que foram criadas. Não apenas existe o roteiro como também foi lançada a hq pela Panini Comic de autoria do Reinaldo Rocha. O link do PDF está a seguir:
http://www.4shared.com/office/9-vWLyGq/Final_Caverna_do_Drago_Reinald.html
Respondendo ao Juan (09:00): Colecionador de geladeira, eu não sei, mas há um tipo de coleção bem mais complicada, e sim, há clubes de colecionadores: http://www.primeiroclubedoonibusantigo.com
http://clubedoonibusantigo.blogspot.com.br/p/clube-do-onibus.html