[UPDATE] Ih, o Bender é parente do Tamagotchi!

Natalie Silvanovich fuçou e fuçou e fuçou um Tamagotchi e descobriu que o processador do bicho carente é… um 6502! Clique na foto abaixo para saber como. UPDATE: E depois clique aqui porque a fuçação continua. Entre outras coisas, nossa Tamagotchióloga descobriu o código que determina se ele vai ser menino ou menina. Se houverem mais updates, eles deverão aparecer aqui.

tamagotchi-rom-dump-and-reverse-engineeringAbaixo, uma apresentação da Natalie feita num momento em que ela já tinha descoberto o processador do Tamagotchi mas ainda não tinha conseguido fazer o dump de toda a ROM, o que foi conseguido no link aí de cima.

http://www.youtube.com/watch?v=WOJfUcCOhJ0

Será que o Bender é um Tamagotchi que ficou problemático porque teve uma vida sofrida?

(Hackaday)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “[UPDATE] Ih, o Bender é parente do Tamagotchi!

  1. De maneira análoga as pessoas dizem, ou diziam, que o VMU (os cartões de “save game” do Dreamcast) possuíam um tipo de Z80 embutido dentro. Alguém tem informações sobre isso? — http://en.wikipedia.org/wiki/VMU

  2. @Giovanni Nunes, falou em Dreamcast eu apareço, afinal, meu site e fórum Dreamcast BR mantém arduamente a cena Dreamcast “ativa” (tá, não muito ativa, mas ao menos não está morta) no Brasil, e eu como especialista em hardware velho não poderia deixar de esmiuçar a CPU do VMU, já que você assim o solicitou em seu comentário, então, lá vamos nós:

    A CPU do VMU do Dreamcast é a Sanyo LC86K87, que é uma customização da Sanyo LC8670 “Potato” (outras fontes dizem que é a própria Sanyo LC8670 mesmo), que é similar a LC86104C/108C, de 8-bit, rodando a (provavelmente) 3 MHz (outras fontes dizem 6 MHz, não se sabe ao certo), compatível com o conjunto de instruções LC86000, informação esta um pouco diferente da que está descrita na página da Wikipédia do link que você postou, que por sinal não está 100% correta!

    Já outra fonte, mais completa, diz algo um tanto diferente:

    => CPU: Sanyo LC8670 “Potato”, de 8-bit (fabricada especificamente para a SEGA, mas amplamente compatível com a Sanyo LC86104C);
    => Clock principal: 6 MHz;
    => Sub-clock: 32kHz;
    => RC clock: 600 kHz;
    => Memória: 128 KB de Flash (disponíveis 100 KB, divididos em 200 blocos de 64 KB/128. Há outros 41 blocos em cada VMU, mas você tem que desbloquear manualmente), 24 KB de ROM, 1 KB de RAM;
    => LCD: 48X32 pixels (mais quatro ícones na parte inferior da tela), monocromático, 1-bit;
    => Tamanho do LCD: 37 mm de largura x 26 mm de altura;
    => Som: 1 canal PWM;
    => Conexão: 2×7 pinos na parte superior com uma interface serial;
    => Tamanho: 47 milímetros de largura x 80 mm de altura x 16 mm de espessura;
    => Alimentação: 2 x CR2032, desliga-se automaticamente;
    => Peso: 45 g;
    => Pode ser conectado ao joystick do Dreamcast, mas também pode ser conectado diretamente a outro VMU.

    => Sanyo LC86104C datasheet:

    http://doc.chipfind.ru/pdf/sanyo/lc86104c.pdf

    Implementação de suporte a ela feita para o MAME:

    http://mamedev.org/source/src/emu/cpu/lc8670/lc8670.c

    Obs.: Não estou sabendo se esta CPU é baseada na Z80 (provavelmente não), nem se é compatível com o conjunto de instruções da mesma (provavelmente não é)… Quem sabe alguém possa dar uma luz sobre isto por aqui…

    Atenciosamente,
    Igor Isaias Banlian (Dreamcast BR eXtreme Hardware Mod Team)

    1. Oi Igor! Pois é, quando do lançamento do DC comentava-se que os VMU seriam baseados no Z80 mas uma lida rápida no datasheet pra constatar que, apesar de ser um processador de 8-bit, o LC8670 não tem nada de Z80 pelo que vi de mnemônicos do bicho.