Unboxing from hell…

foto da encomenda

…opa, quero dizer, da Polônia!

Cerca de trinta dias esperando e, em um belo dia, aparece uma simpática caixinha na sua casa (na realidade eram duas caixas que foram unidas com fita, mas o que vale é o conjunto). O conteúdo?

Era a  Ultrasatan, unidade leitora de cartões SD desenvolvida pelo Miroslav Nohaj (Jookie) para computadores Atari ST, fabricado pelo Krawczyk Przemyslaw (o Lotharek). Antes de começar, uma curiosidade! Em filatelia isto aqui é chamado de bloco comemorativo e vieram dois conjuntos assim, em cada lado da caixa — Retrocomputaria também é cultura!

bloco comemorativo

E como o meu lado filatelista se negou a destruí-los, a abertura acabou sendo feita de uma maneira um tanto quanto ortodoxa, mesmo que significasse a destruição das caixas. Dentro delas placas de espuma se esforçavam em manter o conteúdo protegido.

caixa aberta

Em uma das caixas estava a Ultrasatan e também o cartão SD (a “promoção” dizia que vinha um cartão de 2GB mas na verdade veio um de 4GB! — que bom!). O gabinete da unidade é feito em metal e rígido o suficiente para combinar com o Panzer! 🙂

ultrasatan e sd

E na outra estava o cabo ACSI (o padrão “tipo SCSI” da Atari) para conecar a Ultrasatan ao ST.

cabo asci

Tudo devidamente desembalado foi a vez de ligar tudo para fazer um teste! A unidade possui na parte de trás uma chave liga/desliga, um conector header de 20 pinos e um micro-USB para a alimentação e na frente as fendas para os cartões SD (#0 do lado esquerdo e #1 do lado direito) e três leds, o do centro para indicar que está ligada e os laterais para indicar atividade no respectivo cartão de memória.

ultrasatan

E hora de ligar tudo e… …quanta letra!?!?!?

icd boot

E quanto ícone!?!?!? Justamente, meu Atari ST tem a ROM (e o teclado) em língua teutônica!

lgd

Fiz ainda alguns outros testes como conectar outro cartão de memória e até copiar alguns programas mas isto deixarei para uma outra oportunidade, isto aqui era pra ser só um unboxing

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Unboxing from hell…

  1. Putz, que legal hein?!

    Muito bom! Notei o led vermelho que orna perfeitamente com o nome Ultrasatan! 🙂

    Depois manda outro post com testes e claro… juegos!

    1. Pois é os três led são vermelhos, o que produz um toque blasfemo vindo de profundidades ciclópicas… …opa, momento Lovecraft 🙂

    1. Ele não substitui, todo Atari ST tem uma porta ACSI, uma espécie de SCSI simplificado, e ali era possível (desde 1985, uau!) conectar discos rígidos. O que a Satandisk, Ultrasatan e outras soluções fazem é se conectar nesta porta e se fingir de HD e com tudo que tem direito como setor de boot, tabela de partição etc… Para facilitar a vida, há uma coleção razoável de jogos adaptados para rodar direto de HD, logo basta jogá-los lá e ser feliz.