NeXTstation rodando System 7.1 (aka MacOS Clássico)

Uma cutucada para o final da semana! Com ajuda de um dispositivo chamado “daydream” (basicamente uma cópia da ROM do Macintosh e alguns integrados customizados) um NeXTstation Turbo Color transforma-se em uma espécie de Macintosh 68K anabolizado.

Pois é, seria esta “daydream” uma espécie de kit de downgrade? 🙂

( OSNews )

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “NeXTstation rodando System 7.1 (aka MacOS Clássico)

  1. Para mim é downgrade… Eu tive um NeXTstation Turbo Color, importei em 1998 e vendi em 2000 para um retrocolecionador de Brasilia. Foi de transportadora pelo peso. Hoje me arrependo disso.

    1. Havia algo parecido à “daydream” para os Atari ST e Amiga (também kits de downgrade?) e com funcionamento similar, ou seja, a ROM original (pra não virar pirataria) e algum circuito adicional. Que, considerando as diferenças de arquitetura entre os vários modelos de Macintosh 68k, não é diferente do que a própria Apple fazia. Aliás não estranharei o dia em que alguém disser que conseguiu rodar o System 7.x em um Mega Drive 🙂

    2. Bom, se for fácil chavear de Mac pra NeXT normal e vice-versa, não vejo inconveniente nenhum nesse bicho, muito pelo contrário. Mas isso não ficou muito claro no vídeo, nem nas minhas googladas preliminares.

      1. Um NeXTstation é mais parrudo que um Macintosh, reservando as devidas proporções seria como um ZX Spectrum e um ZX-81. A coisa boa é que (pelo que parece) nenhum software de Macintosh acessa o hardware diretamente, ou seja, basta você fazer uma camada intermediária que finja ser aquilo que a ROM do Mac pede e pronto! Foi assim que a Apple tirou os 68K e passou para os PowerPC num piscar (tecnológico) de olhos.