…E mais um unboxing, só que agora em fotos.

imageAlguns devem achar que sou presunçoso, usando o “poder” que me é concedido para mostrar o que tenho adquirido, formando minha coleção. Nada mais longe da verdade. Um dos prazeres inauditos de colecionar é mostrar essa coleção para outros, compartilhar, conversar sobre, expor sem o menor propósito de parecer “ser superior”. Nada disso. Afinal, ter trocentos equipamentos e mantê-los enfiados dentro de um quarto, com acesso restrito e controlado não tem nenhuma graça (entendeu, Sander?).

E como vocês devem ter ouvido falar, o foco da minha coleção é simples: Um MSX de cada fabricante. Apenas isso. E continuo mantendo a escrita, já com 9 micros. Quer ver mais? Clica aí embaixo…

imagePortanto, queria mostrar os 2 novos MSXs que chegaram aqui em casa. São eles um Goldstar FC200 (com caixa) e um Sony HB-F700P. Adquiri-os com o Sander van Nunen, do Vendidos.org MSX Resource Center, e chegaram no tempo recorde de 11 dias. E como vocês podem ver nessa foto aí do lado, foram abertos pela Receita Federal e eu não fui taxado. Deve ter um MSXzeiro na Receita, ou esta é mais uma das provas de que o Criador gosta de mim. Mas fica a dica: Encomendas vindas da Europa correm menos risco de serem taxadas. Se você não tem preconceitos com 220V ou 50 Hz, é uma boa opção vagar por leilões europeus e fóruns, pode encontrar alguma coisa interessante por lá.

Vamos falar das crianças, então:

imageO Goldstar FC200 veio com caixa, é um MSX 1, que tem apenas um slot. Sim, comprei-o com fins de coleção mesmo, mas o teclado merece uma limpeza, e provavelmente um retr0bright. O cabo de força dele é algo assustador, parece um cabo de 220V para ligar ar-condicionado. A tomada é muito fácil de mexer, mas é de um padrão desconhecido e bizarro, acho que nem os europeus usam mais. Troquei-a por uma tomada nova, do padrão brasileiro. Outra coisa que vale destacar, é a saída de vídeo dele, no RCA. Provavelmente a saída mais limpa e clara que eu já vi em um MSX. Fiquei fã.

imageO Sony HB-F700P é um MSX 2, com estilo “profissional”: Teclado separado do gabinete (que é todo em metal, a propósito), drive de disquetes de 3 1/2″ (a propósito, um drive novo adaptado), conectores à frente… Mas tem uma coisa que me incomodou, que é a ausência de RCA. No lugar, temos 2 conectores: Um RGB e um DIN-6 (?!), no qual você pode tirar os sinais de vídeo (monocromático) e áudio. Confesso que aquilo me desanimou, e cheguei a pensar em negociar o micro… Até ligar ele no RGB, e ver o quão linda a imagem fica no meu M1721A. É… Esse cara vai ficar aqui.

Quer ver o álbum de fotos? Então clique aqui. Pois então, lembram da foto da minha mesa, que publiquei aqui faz um tempo? Se não lembram, ela vai aí embaixo:
panoramica_mesa_MSX_RicardoPois é, ela sofreu uma atualização. Quer ver? Então olha aí embaixo…

Quer ver mais? Para variar, eu fiz mais um álbum no PicasaWeb, então clica aqui para vê-lo.

E como diria André Tavares “Tenho que parar de falar com vocês, toda vez que conversamos eu acabo gastando dinheiro!

Antes que alguém pergunte no comentário, segue aqui a lista de MSXs da coleção (PC e Mac não contam, PC e Mac não são colecionáveis, entendeu Sander?), na ordem de aquisição:

  1. Panasonic FS-A1 ST (MSX Turbo-R)
  2. MSX-on-a-chip (originalmente MSX 2, agora MSX 2+)
  3. Philips NMS-8250 (originalmente MSX 2, agora MSX 2+)
  4. Sanyo Wavy 23 (MSX 2)
  5. Spectravideo SVI-738 (originalmente MSX 1, agora MSX 2)
  6. Mitsubishi ML-G1 (MSX 2)
  7. Yamaha (Al-Alamiah) AX-200 (originalmente MSX 1, agora – espero – MSX 2)
  8. Goldstar FC200 (MSX 1)
  9. Sony HB-F700P (MSX 2)

Próximos alvos? Hmmm… Alguém tem um Canon MSX 2, um Toshiba MSX 2, ou um Fujitsu por aí?

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “…E mais um unboxing, só que agora em fotos.

  1. Fala Ricardo,

    Parabéns pelas aquisições e pelo post.

    Que sirva de incentivo aos demais que possuem coleções de computadores clássicos apresentar sua coleção.

    É algo para se orgulhar e compartilhar, livre de qualquer tipo de presunção, como você mencionou.

    E opa… o SVI é MSX 2! Legal hein? Muito trabalho para converter?

    1. Obrigado!

      O X’Press já veio convertido, na verdade. Ele já tinha VDP de MSX 2, o q facilitou o trabalho. “Culpa” do antigo dono, o Hans Otten… Na verdade eu queria o outro, que tinha sido transformado em MSX 2+ c/ 1 Mb de SRAM interna, mas ele vendeu antes que eu chegasse. Mas estou contente com esse SVI, é um dos meus favoritos.

        1. Ah, tá. É verdade, igual ao seu.

          E daí, agora tem 2 HB-F700P no Rio! 🙂

          Pior é o André Tavares, q p/ evitar esse problema comprou 2 HB-F500P. 😀

  2. Tinha um coroa a rua silva gomes em cascadira , sr Oswaldo que compra caminhoes e pc antigos para revender

  3. Amigo.
    acabei de adquirir um Sony Hb 700 tambem.
    Qual cabo usou para ligar o monitor do seu?
    O meu veio sem teclado. Será que o do Expert vai funcionar.
    Desculpe-me mas é que não conheço mais ninguem que tenha um desses.