Episódio 30 – Os Anos Incríveis: Parte B

retrocomputaria_vitrine_570x190

Este é o episódio 30 do Retrocomputaria.

Neste episódio, não falamos deste Anos Incríveis, mas dos anos 90, em que, depois da explosão dos anos 80, a indústria de microcomputadores se consolidou.

Completamos a história da bancarrota da Atari Corp., de outras empresas que também fecharam na época (p.ex. Acorn), os dramas pelo que passaram IBM e Apple Computer, o que aconteceu com as linhas de computadores japoneses (sim, falamos de DOS/V) e de quem aproveitou o espaço vazio: padrões da indústria pós-IBM-PC (a partir do AT), MS-DOS (e depois Windows) e os montadores e OEMs do Sudeste asiático.

Também no episódio, a primeira leitura de comentários de 2013.

Ficha técnica:

  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander e Giovanni
  • Duração aproximada: 44 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas de micros variados

URLs do podcast:

Download: ZIP

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 30 – Os Anos Incríveis: Parte B

  1. Só pra variar, excelente! Mas vocês estavam um pouco mais “inspirados” na primeira parte heheheh…

    1. Pois é, nós fomos ficando deprimidos conforme o andamento da gravação… 🙂

    1. Pois é, talvez este seja assunto para um papo sobre o fim da reserva de mercado no Brasil. Aliás a foto que você mostrou me fez atentar para outra coisa, ou melhor, duas a PCI… (1) A promoção acabava cerca de 25 dias antes da falência da Commodore e (2) Os caras da PCI tinham a cara de pau de vender por USD$ 169,00 o bundle de jogos que acompanhava o A1200 e o de aplicativos do A600 (o “Smart Start”)! Veja só…
      http://www.amiga-hardware.com/download_photos/a600_6_big.jpg

    2. Opa,

      Creio que como no caso do fracasso do 3DO, quando a Panasonic abandonou o TR para fabricar 3DOs, praga de MSXzeiro pega.

      Suspeito que este anúncio foi o estopim para a falência da Commodore um mês depois do vencimento da promoção da PCI, como Giovanni observou nos compentários do ep 31b. 😀

  2. Pondo os casts em dia… parabéns pessoal, o trabalho vem sempre melhorando.

    Salário pago, ok.

    PS.: Ah, no final dos posts tem a mensagem para deixar comentário “embaixo”, mas o link fica no topo.