Lamentos do que poderia ter sido: Acorn Phoebe

Para combinar com o clima do podcast de hoje

A história da microinformática tem vários casos do tipo: é desenvolvida a geração N+1 de um produto, com especificações para deixar as pessoas babando. Aí… a empresa (ou pelo menos a parte dela responsável por tal produto) vai pro buraco, e o produtaço vai para o Céu das Coisas que Nunca Aconteceram.

É o caso do que seria a segunda geração do RiscPC da Acorn, denominada Phoebe. (Que era o nome de mercado mesmo, não só um nome de código.) Depois de muitas dificuldades técnicas no desenvolvimento e a conclusão de que custaria o dobro de um PC equivalente, puxaram o tubo. Clique na imagem para ler a deprimente história.

Consta que esse amarelo tem um aspecto muito melhor ao vivo. Cortesia de Chris Westcott via G+.

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Lamentos do que poderia ter sido: Acorn Phoebe

  1. Algumas curiosidades sobre o Phoebe… O primeiro é justamente quanto aos nomes utilizados e baseados em personagens do seriado Friends — Phoebe e Ursula*, o sistema operacional, eram personagens interpretadas pela atriz Lisa Kudrow — e o segundo é quanto ao desenho do gabinete, feito pelo mesmo pessoal que fez o do Zip Drive da Iomega.
    (*) Ursula não só era a irmã gêmea da Phoebe como era “compartilhada” no seriado Mad About You.