Arquivo diários:26/09/2012

Retrohitz #66 – Compile: Best of Discstation

retrohitz066

No episódio de hoje, um CD que já usamos como trilha sonora, no episódio 4: O Best of Discstation, da Compile. A Discstation era uma revista em disquete lançada pela produtora Compile (autora de clássicos como Aleste e Zanac) para MSX2, e foram no total 33 edições regulares, 3 edições de luxo e 5 edições especiais. Além de, é claro, esse CD de músicas. São vários remixes de músicas de jogos da Compile, com destaque para a Aleste Gaiden em versão rock, e Super Cooks em ritmo de música latina.

Duração: 61 min
Lista de músicas:

  1. Compile Fanfare
  2. Disc Station Title
  3. Disc Station Menu
  4. Waltz
  5. Dancing in the Christmas
  6. Aleste Title Euro style
  7. Aleste Gaiden Rock style
  8. Super Cooks Latino housed
  9. Blaster Burn Orchestraled
  10. Blaster Burn Poped
  11. Rander Burn Cult
  12. Hip House Compile 91 Virtual
  13. Hip House Compile 91 Instrum
  14. Another Hip House Compile 91
  15. Blaster Burn The MIX
  16. Disc Station Title Reprise E

Siga-nos no Twitter: @retrocomputaria. Envie-nos um email também, caso você prefira. Ou então comente aí embaixo. Nós iremos ler, acreditem!

Protótipo: MSX ARM (“kit de transformação” de MSX2+ em TR)

Volta e meia reportamos aqui sobre projetos envolvendo FPGAs, Arduinos ou outros chips mais poderosos, que permitem aos micros clássicos ganharem “superpoderes” – na verdade, gostamos destes projetos. E quando um projeto desses envolve MSX, a alegria de alguns membros deste Retrocomputaria aumenta ainda mais 😀

Então é previsível a animação do MSX.org com o projeto MSX ARM – um projeto tocado por Rogério Machado com ajuda do PopolonY2K cuja ideia é ter um cartucho com um ARM Cortex-M4 rodando um emulador de Z80/R800 em Assembler, permitindo não apenas aos MSX terem o poder do R800 à sua disposição (ou “transformar” um MSX2+ num Turbo-R, tendo em vista a semelhança das arquiteturas) mas também adicionar diversos poderes ao “mais mágico dos micros”, desde interface SD/MMC até RJ45.

E o melhor: já existem protótipos rolando.