Episódio 24 – Parte B – MSXRio, os primeiros anos (1997-2011)

retro024b

Este é o Retrocomputaria 24, que deveria ter sido parte do 21 mas se tornou um episódio próprio.

Neste episódio, Ricardo e Giovanni continuam reviram o baú de histórias da MSXRio.

Também no episódio, leituras de emails e comentários.

Ficha técnica:

  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander e Giovanni
  • Duração aproximada: 70 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas de MSX

Siga-nos no Twitter: @retrocomputaria. Envie-nos um email também, caso você prefira. Ou então comente aí embaixo. Nós iremos ler, acreditem!

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 24 – Parte B – MSXRio, os primeiros anos (1997-2011)

  1. Muito boa as histórias, apesar de algumas eu já conhecer, outras eu não tinha idéia. O Oazem pediu uma Pizza de São Gonçalo ?!?!?! Vou ter que zoar…Avisa o Sander que eu já estava com os CPs antes de saber do GraphosIII..rsrsrs Vou tentar descobrir que programa é esse que o Degiovanni usou para converter código do TRS-80 para o MSX. Idéias malignas surgindo…Abs,Daniel

    1. Ah Daniel, ele usava o Microsoft M80 (o assembler da Microsoft para o CP/M) para montar o código no CP500 já que o MSX dele não tinha drive de disquetes. No caso ele assumiu que fazia compilação cruzada naquela época. Se você estiver procurando algo do gênero eu recomendo o Pasmo (http://pasmo.speccy.org/) que já compila direto como binário de MSX.

  2. Ah..esqueci..Ricardo, Onde tem essa trilha sonora com músicas da Konami que você usou no episódio ? Devo ter perdido esse Retrohitz…rsrsAbs,Daniel

    1. É o episódio 57 do retrohitz que está entre as duas primeras partes da entrevista do Renato Degiovani.

    2. Gradius V ?! Não, tô falando da trilha deste episódio! Tem MG2, Kings Valley, entre outros.. Que coletânea é essa ?Abs,Daniel

    3. Essa ainda n tem no Retrohitz em 2012, devo usar só em 2013… Ou seja, só tem no meu HD. :-)Mas é toda de jogos da Konami, fugindo do lugar comum de Gradius e Metal Gear. Tem até Pippols em SCC!

  3. Muito legal essas historias !! Mas legal ainda a comparação com o club homebrew computer. Me desculpe as outras plataformas , mas a família MSX faz a diferença !!Grande abraço a todos.

    1. É a “família bernardinho”, hehehe… Na realidade é algo que vem da convivência de muitos anos. Um bom exemplo, apesar de chato, foi o falecimento do Ryan Suenaga em um acidente em abril do ano passado e que foi uma verdadeira comoção entre a comunidade de Apple II nos EUA, tanto que a KansasFest daquele ano prestou uma homenagem a ele, que era havaiano, com a foto que hoje está na página sobre o evento.

  4. Ótimas histórias!Eu descobri o podcast de vocês a pouco tempo e estou ouvindo desde o início (na verdade desde o episódio 4, pois os anteriores não consigo baixar).Ouço durante a viagem casa-trabalho/trabalho-casa e me faz até esquecer o engarrafamento infernal da Av.Brasil.Marcelo ByMS