Emulador de MC-1000 em javascript

Para quem não conhece o Emerson José da Costa, ele é o sujeito que mantém na wikispaces aquele que é, com certeza, o maior repositório de informações sobre o MC-1000 — aquele obscuro e efêmero microcomputador lançado pela CCE no ano de 1985 e do qual também fui usuário — da Internet. Lá você pode encontrar tanto as informações originais do fabricante como o resultado de pesquisas do próprio Emerson e contribuições de terceiros sobre este misterioso computador.

E após ter contribuído com o desenvolvimento dos emuladores BrMC-1000 e na emulação do MC-1000 dentro do M.E.S.S. ele resolveu produzir seu próprio emulador e em javascript! A emulação do Z80 e do AY-3-8910 são baseadas, respectivamente, na do jsMSX e no T’SoundSystem e a do MC6847 foi totalmente desenvolvida pelo próprio Emerson.

O emulador conta com recursos bastante interessantes como a opção de injeção e extração de programas BASIC (feita diretamente do que está armazenado na RAM), expansão de 64K (que na verdade dá 48Kb ao BASIC, coisas da arquitetura), ajuste do mapa de teclado e até um teclado virtual* para o uso com dispositivos móveis .

Aliás se você tiver as fitas, originais ou mesmo cópias, com as numerações F-16, F-17, F-23 e F-29 entre em contato com ele (ou com a gente, sei lá) pois são justamente aquelas que faltam para completar a coleção de TODO o software lançado pela CCE para o MC-1000.

(*) Ainda não operacional até o fechamento deste post

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.