Este é o episódio 14 do Retrocomputaria e, quando as falhas nos permitiram (aliás, pedimos desculpas pelas falhas), falamos sobre micros que viraram videogames e de videogames que viraram micros.
Nesta primeira parte, comentamos porque micros viraram videogames e videogames viraram micros e falamos de MSX e Zemmix, Colecovision e Coleco Adam, Sega SG-1000 e Sega SC-3000. Além disso, temos a seção de notícias.
Ficha técnica:
- Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander e o Anônimo
- Duração aproximada: 53 minutos
- Músicas de fundo: músicas variadas de micros clássicos
URLs do podcast:
- Nota de falecimento: Jerry Lawson, criador do cartucho (entre outras coisas).
- 50 anos do circuito integrado de silício.
- Vintage Computer Festival 7.0 East.
- Castálio Podcast com Murilo Queiroz (MuriloQ), curador do jogo “Em busca dos tesouros” para ZX81.
- Lembram do Apple I que foi vendido pela Christie’s? Foi ressucitado por estudantes da Politécnica de Turim.
- A Wakefield (encontro da comunidade Acorn) e o destaque, o lançamento do ARMini.
- Vídeo de pré-produção do Commodore 64x.
- Concurso de desenvolvimento para Commodore 64, tamanho limitado a cartuchos (16K).
- Uma réplica do drive Atari 810 utilizando microSD em vez de discos 5 1/4″.
Siga-nos no Twitter: @retrocomputaria. Envie-nos um email também, caso você prefira. Ou então comente aí embaixo. Nós iremos ler, acreditem!
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
Olá Ricardo, João, Cesar, Sander e Anônimo.Parabéns por mais um episódio interessantíssimo do podcast. Os trechos que sairam distorcidos são realmente uma pena, mas a vida tem dessas coisas. Foi perfeitamente possível entender os trechos com problema e isso é o mais importante.Escrevo para comentar uma curiosidade que encontrei na internet e fazer uma pergunta.Eu estava procurando fotos dos consoles da Zemina, para ver se correspondiam ao que eu imaginei ao ouvir a descrição no podcast. Encontrei então uma foto no site http://www.videogameconsolelibrary.com onde alguns desses colnsoles estavam dispostos em uma mesa. No canto inferior direito dessa mesa tem duas fotos de computadores, sendo que uma delas parece ser do Expert da Gradiente.Pergunto então aos mestres, será que houve outro computador com um console idêntico ao do Expert, ou posso considerar que é mesmo uma foto do MSX da Gradiente?Mas não pode ser apenas parecido, porque o computador da foto é idêntico ao Expert.O endereço página que tem a foto é http://www.videogameconsolelibrary.com/pg80-zemmix.htmComo a página tem várias fotos, coloco também o endereço apenas da fotohttp://www.videogameconsolelibrary.com/images/1980s/85_Daewoo_Zemmix/zemmixes.jpgTenho uma relação emocional com essa máquina porque foi o meu primeiro computador e o responsável por uma guinada profissional em minha vida. Mudei de uma carreira de professor de biologia concursado, com estágio em biotecnologia, para trabalhar em informática e hoje sou consultor de TI com mais de vinte anos de experiência na área.Um abraço para todos e até a próxima.
Olha aí o salário vindo sem choro… a qualidade de áudio desse episódio foi a melhor de todas. Mesmo com os engasgos, que parecia que vocês tinham gravado usando um PC XT, com um HD de 10 Mb, tentando fazer o encoding para mp3 em tempo real, dentro de um tanque de guerra em movimento, :-). Mas onde o som não engastou, foi realmente um prazer enorme poder escutar. Parabéns, continuem assim. Na hora das notícias a qualidade de som piorou um pouco.[]’sClaudio
Obrigado, Asturio! Estamos aprendendo a regular a mesa de som (sim, agora temos uma – emprestada), torturar o Sander está surtindo efeito. No caso da seção de notícias, foi via Skype mesmo. Alguns episódios q virão o áudio de alguns estará degradado, pq gravaremos c/ 3 na mesa de som, e o resto via Skype. Esse foi gravado c/ o Cesar tb aqui, pessoalmente. Qdo ele vem ao Rio, é certo q teremos gravação, todos na mesa de som.Agora, num XT c/ HD de 10 Mb é sacanagem. Q fosse num MSX ou num C-64, ou num Amiga… Aí vai! 😀