Continuando nosso fim de semana lúdico acompanhado daquele que é chamado por seus fãs de “O Mais Mágico dos Microcomputadores“, vamos falar de alguns jogos clássicos que até hoje não foram portados para MSX.
Falamos então de Space Harrier, o “jogo do mamute ciclópico”, tiro em terceira pessoa, onde o personagem pula, salta, voa… E atira. Então, estão portando ele para MSX 2, e no atual estágio, está sem as operações lógicas – logo, se você ver o vídeo que está nesse post do X, verá que há um retângulo em torno dos personagens. Mas já tem som, música e velocidade! O vídeo completo tem 4 minutos, mas não consegui tocar. Mas ele está aí embaixo, para que vocês vejam (Sim, ripei o vídeo e baixei o tamanho dele).
O segundo é Turrican, que está num processo de confecção para MSX 1, e que está caminhando, em passos curtos porém constantes. O último vídeo até aqui está aí embaixo, e o que impressiona é que ele tem scroll fino em MSX 1! Eu joguei um pouco da versão alfa no Pisa MSX Devcon 2024, e realmente está muito bem feito até aqui. Há mais conteúdo no canal do Geppo’s MSX Adventure, no YouTube.
Por último, Castlevania. Ah, mas temos o Vampire Killer no MSX 2, certo? Sim, eu tenho inclusive o cartucho na minha coleção. Já fizeram um patch para deixá-lo mais parecido com o Castlevania original… Mas esse remake é para fazer um Castlevania mais parecido com o original do NES, inclusive com scroll vertical (infelizmente, horizontal ainda não tem). Você pode ver isso no último vídeo apresentado.
Você pode ver como foi a evolução desse desenvolvimento (que pelo visto está parado no momento) no canal do Frederik Boelens, no YouTube.