Clube do MS-DOS e assemelhados
- Raymond Chen fala de alguma coisa envolvendo a primeira década do Windows, já sabe, né? A gente para e lê. Agora, por exemplo, ele está falando dos usos dos ícones do moricons.dll, dos programas DOS que usam ícones no progman.exe e dos programas DOS que usam ícones no moricons.dll.
- Porque tem uma casinha no Code Page 437? Sério, tem uma casinha no Code Page 437 que a IBM colocou lá – e, provavelmente, se você jogou jogos MS-DOS em modo texto, já viu e nem sabia que existia.
- Tudo agora é IA generativa pra lá, é LLM pra cá… então toma aí o modelo LLaMa 2 rodando no MS-DOS.
Momento do que se chuta
- Ken Shirriff começou a fuçar no Intel 80386. Já sabem, né? Pra começar, a maluquice que são os circuitos dos registros e fazendo engenharia reversa do circuito de prefetch.
- Se você tem ou quer ter um IBM PC110, já deixa a estrelinha neste projeto do Github, porque a chance de você precisar dele na hora do aperto é grande, sabe como é, coisas quebram…
Momento do que se xinga
- Em outro garbage collector, falamos da exploração do OldVCR pelo mundo do DEC Professional 380. E, agora, vai além: um stack TCP/IP para o PRO/VENIX, o único Unix que a DEC oficialmente lançou para o mini-que-virou-micro.
A hora dos vídeos
Ben Eater, do qual já falamos em 2017 fazendo um computador de 8 bits do zero, está fazendo, agora, um computador baseado no venerável 6502 do zero. E resolveu arranjar sarna pra se coçar, no caso, portar uma versão de 1977 do Microsoft BASIC para seu computador.