Bem-vindos ao podcast Retrópolis! Apresentado pela Municipalidade de Retrópolis.
Esta é a Parte A do Episódio 162.
Sobre o episódio
Demorou mas finalmente saiu o dossiê BASIC em Retrópolis.
Se o podcast acabar amanhã, de não falar sobre BASIC não poderemos ser acusados.
Sobre esta parte
Depois de terminar de falar de Microsoft BASIC, vamos de TI-BASIC, Tiny BASIC, Sinclair BASIC, BBC BASIC, Locomotive BASIC, os BASIC para IBM PC (IBM BASIC, GW-BASIC, QuickBASIC), BASIC com interface gráfica, BASIC nos consoles,
Links desta parte do episódio
- O episódio no Youtube
- Texas Instruments TI-99/4A y TI Basic
- Tiny BASIC – Wikipedia
- TinyBasicPlus: A C implementation of Tiny Basic, with a focus on support for Arduino
- reclaimed/prettybasic: ZX Spectrum 1982 ROM w/syntax highlighting
- Linus Torvalds 40th birthday surprise page
- BBC Basic
- The Byte Attic B.V. : AGON™
- IBM BASIC – Wikipedia
- The message “NO ROM BASIC” is displayed and the computer does not boot
- GW-BASIC – Wikipedia
- WinWorld: Microsoft Business Basic Compiler 1.x
- The original source code of Microsoft GW-BASIC from 1983
- QuickBASIC – Wikipedia
- O bug bizarro do Atari ST BASIC
- WinWorld: IBM VisualAge for Basic 1.x
- STOS BASIC – Wikipedia
- AMOS (programming language) – Wikipedia
- Flight of the Amazon Queen – Amiga Game – Download ADF, Review, Walkthrough
- BASIC Programming – Wikipedia
- BASIC Programming: Atari Archive Episode 34
- Microsoft Small Basic – Wikipedia
- QB64.com
- Bas
- Birth of BASIC
Antes de sair…
Os episódios do Retrópolis estão, como todo o conteúdo produzido pela Municipalidade de Retrópolis, em muitos lugares: Spotify, Apple Podcasts, Deezer, YouTube Music e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts.
Além disso, não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.
E o nosso muito obrigado ao Guilherme Mittmann por ter nos autorizado a usar músicas do seu projeto SuperClefBros neste episódio, como fundo para nossas vinhetas e spots.
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
Muito bom! Acho que vocês abordaram todas as variantes importantes do BASIC. Talvez pudessem ter mencionado o BASIC Stamp, que foi o precursor dos Arduinos e Raspberry Picos. Um BASIC que usei que teve certa importância foi o Pick BASIC, mas acho que foi obscuro demais para este episódio. O barramento pata 6800 que o Juan não conseguiu lembrar o nome era o SS50 (se ele não tivesse dado a dica das duas letras e dois digitos eu teria procurado por S50 e não teria achado). Em 1984 a EngeSoft vendeu jogos para o Basic do Atari 2600 e eu programei um deles (chamado “Palitos”, que é um de dois jogos chamados de “resta um”).
Os 4KB de ROM do ZX80 tinham não apenas o BASIC mas também o conjunto de caracteres (ROM separada em outras máquinas) e software de geração de tela (hardware em outras máquinas). O Tiny Basic só tinha as variáveis A a Z (26 variáveis inteiras) e só algumas versões permitiam uma única matriz. Textos só podiam ser literais no comando PRINT. Mesmo assim era complexo demais para alguns casos e o Altair 680 tinha a VTL-2 (Very Tiny Language 2) que cabia em 3 PROMs de 256 bytes cada uma. Mas hoje temos o BootBASIC que é um pouco mais reduzido que o Tiny BASIC mas cabe nos 512 bytes do setor de boot do PC.
O BASIC que achei mais legal foi o BASIC ZGrass criado em 1978 para o console de videogame Bally Astrocade. Acabou não dando certo e virou um produto separado de alto custo para produtores de vídeo. Era baseado em idéias bem diferentes do BASIC mas tinha compatibilidade suficiente para que os usuários pudessem facilmente adaptar listagens publicadas em revistas ou livros.