É sempre difícil quando alguém querido se vai.


Hoje as comunidades de retrocomputação do Brasil estão de luto, devido ao falecimento do Fábio Belavenuto. Você pode nem conhecê-lo, mas se você é da comunidade MSX e conhece esse cartucho aí em cima, você conhece uma das criações mais famosas dele. O Fábio, junto com o Luciano Sturaro, criou a SD-Mapper, seguramente o cartucho de armazenamento de massa mais usado em MSXs no Brasil – e vez por outra conhecido por alguns como o Everdrive de MSX (ugh).

Fábio morava em Ribeirão Preto e tinha vários projetos disponibilizados no Github. Além da SD-Mapper, ele fez a ULA do TK-90X clonada em CPLD, há um MSX 1 clonado em FPGA, mantinha um port de uma implementação do Colecovision em FPGA, participou ativamente do projeto do Spectrum Next, fez um utilitário para lidar com imagens de volume do ProDOS (Apple II), entre muitos outros projetos.

O Fábio ajudou também muita gente. Lembro-me de uma passagem num encontro em Jaú, onde várias pessoas levaram as suas GR8NET, e ele se ofereceu para atualizá-las. Enquanto ele atualizava o firmware dos cartuchos, eu estava pesquisando algumas coisas, vi algo e vim falar com ele. A atualização da última tinha acabado de finalizar. E eu disse:

— Fábio, tem uma coisa que eu vi, mas será que você vai ficar chateado?
— O que houve?
— O russo (Eugeny Brychkov, o criador da GR8NET) acabou de soltar uma nova atualização!

Ele pára, olha, ri e fala:

— Vamos lá, tragam elas de novo que eu atualizo novamente! Alguém pegou esse firmware novo?

Repito aqui algumas palavras do Emerson Cavalari, amigo dele e MSXzeiro. Algumas partes foram cortadas para não expor as pessoas envolvidas.

Pessoal cheguei em casa. Vou fazer um resumo rápido. (…) Enfim, um dia muito triste e complicado, ter que lidar com essa notícia e avisar a esposa que estava em outra cidade, cuidando da mãe que está internada. Foi um furacão de situações nada fáceis de lidar. Mas o resumo é, infelizmente, não temos mais o Belavenuto, um dos meus melhores amigos. Informações sobre velório ainda não sei. Mas sei que é difícil pra maioria vir.

Que a Tânia (esposa do Fábio), seus familiares, parentes e amigos (como nós) sejam consolados nesse momento triste e difícil.


Da esquerda para a direita: Emerson, Fábio e Luis Luca em Jaú 2016. Os três organizaram o encontro de MSX em Ribeirão Preto por um bom tempo. Infelizmente só consegui ir em um – no outro, tive uma emergência de saúde na família e não pude ir.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

2 pensou em “É sempre difícil quando alguém querido se vai.

  1. O nome do Fabio está eternizado em cada MSX desse país que já rodou (e ainda roda) a SD-Mapper! Uma grande falta que esse cara vai fazer para toda a comunidade. Sejamos mais unidos, tolerantes e compreensivas. Somos uma comunidade coesa de norte a sul do país e precisamos compreender que sempre teremos uns aos outros nos periodos bons e periodos ruins. O momento agora é de tristeza, lembranças e reflexões. Lembrem-se de que nunca estamos sozinhos nessa vida! Um grande abraço fraternal à todos e que a família e amigos do Fábio possam ser confortados da melhor forma possível.

  2. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Não conhecia o Fábio pessoalmente, mas só ouvi falar muito bem dele. Tenho a minha SD Mapper aqui que me proporciona muita alegria e que me tornou um MSXzeiro. Muito obrigado Fábio! Que descanse em paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *