Adventure nacional para ZX-81: Desafio Fatal!

É sempre bom quando desencavam programas para os micros clássicos que se perderam no tempo, mas que foram finalmente encontrados. Esse é o exemplo de “Em Busca Dos Tesouros”, já amplamente divulgado em todos os cantos. Mas ele não é o único. Na lista de discussão TKCP, Kelly Abrantes enviou esse e-mail, relatando a existência de um adventure nacional para o ZX-81: Desafio Fatal. Segue o e-mail:

Pessoal,
Acabei de enviar para o files do grupo um jogo inédito: Desafio Fatal. Trata-se de um adventure desenvolvido por Luis Carlos Capanema e Manuel Fraguas. Parece que o jogo foi desenvolvido para a Ciberne Software, mas até onde eu sei, não chegou a ser comercializado.

No primeiro encontro do Canal 3 aqui em BH, a 9 anos atrás, o Alexandre Neves me entregou uma fita com dois jogos do Manuel Fraguas, o Sexygame e o Desafio Fatal. Infelizmente o Sexygame estava com o início da gravação apagado e não foi possível a recuperação. Mas o Desafio Fatal eu consegui recuperar, mas antes que eu o distribuisse, perdi o conteúdo de todo o meu HD em um backup mal-sucedido 🙁

Fiquei de recuperar novamente o jogo da fita, mas outros interesses foram se sobrepondo e isso acabou caindo no esquecimento, pelo menos até o último encontro do C3 que ocorreu sábado passado. Conversando com o Alexandre, lembrei-me que ainda estava com a fita e prometi que iria recuperar o jogo ainda nesta semana. Bom, a promessa está cumprida e o jogo está no files do grupo.

Então pessoal, baixem-no o distribuam-no para que o mesmo não volte a cair no esquecimento 😉

E bom divertimento!

Se você ficou interessado no Desafio Fatal, para rodar no seu TK-85, no seu CP-200, no seu Ringo R-470… Clique aqui para baixá-lo. Agora, aproveite e invista um tempo para visitar a página nacional sobre o ZX-81, a ZX-81 Never Die. Vale muito a pena!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.