Como vocês já devem saber, o lendário sistema operacional CP/M é distribuído já há alguns anos sob uma licença de código aberto (no caso, a BSD). Isso fez com que algumas pessoas quisessem fazer as suas próprias versões do CP/M, e na palestra que eu trouxe na RetroRio 2020 (online), eu mencionei o CP/Mish, que é uma dessas iniciativas.
Outra iniciativa é do usuário RonWBW, do github, onde ele criou uma implementação completa e com qualidade comercial (segundo ele mesmo) do CP/M e aplicativos para sistemas modernos retrocomputacionais baseados em Z80/Z180/Z280. Entre eles estão o RC2014 e outros projetos. Você tem uma lista (longa) de arquiteturas no PDF do RomWBW Hardware.
Então, essa arquitetura tem um novo port agora, para MSX.
O usuário b3rendsh resolveu encarar a aventura de portar esse ambiente para o MSX. Para rodá-lo, é necessário um MSX2 com pelo menos 512 KB de Mapper, e um cartucho Beer 202 (ou SODA) para armazenar todo o conjunto (usar disquete não, né). Mas no futuro, ele pretende que seja possível carregar tudo direto da controladora, sem precisar dar boot no Nextor (porque ninguém mais dá boot no MSX-DOS 2 em 2025). Dá pra rodar em MSX 1? Dá, mas como ele tem somente 40 colunas, fica limitado.
Ainda não tem a opção de baixar, mas eu sou um dos que quero experimentar nos meus MSX, então lá no post do MSX.org eu já pedi pra tornar ele disponível. Ainda não consegui testar o FUZIX, mas quero experimentar também.
O b3rendish disponibilizou um vídeo no Google Drive, onde você pode entender como funciona essa versão: Você dá boot pelo MSX-DOS, carrega o CP/M e transita entre imagens de disquete e de HD com as ferramentas. O interessante é que temos ports do ZSDOS, do BBS Basic, de uma BIOS de MSX 1… E no vídeo de pouco mais de 5 minutos, é possível ver isso tudo, que está aí embaixo também.