Episódio 167 – Dossiê Prince of Persia – Parte A

Bem-vindos ao podcast Retrópolis! Apresentado pela Municipalidade de Retrópolis.

Esta é a Parte A do Episódio 167.

Sobre o episódio

Mais um dossiê, desta vez para comemorar os 35 anos do surgimento de Prince of Persia na cena gamer brasileira(*). Então vamos falar desta amada franquia criada por Jordan Mechner – lembrando que a 1 hora que você tem para salvar a princesa do malvado Jaffar conta a partir do término do episódio inteiro.

(*)Sim, sabemos, os 35 anos foram ano passado, com o lançamento do original para Apple IIe; no entanto, no Brasil, o primeiro jogo que todo mundo jogou foi a versão para IBM PC, de 1990.

Sobre esta parte

Ao som de Super Clef Brothers, começamos falando da biografia de Jordan Mechner e de rotoscopia; para terminar o prelúdio do episódio, falamos de Karateka, porque não dá pra falar de Prince of Persia sem falar de Karateka.

Depois do prelúdio, finalmente começamos a falar de Prince of Persia, começando pelas inspirações não apenas de outros jogos, mas também cinematográficas; falamos do desenvolvimento do jogo e de como Mechner teve que lutar com/negociar com/abraçar as limitações do Apple II, em quase um jogo dentro do jogo. Depois de tudo pronto, falamos do lançamento para Apple IIe e do surgimento das versões oficiais para outras plataformas, sem as limitações ou com limitações diferentes do Apple IIe.

Links desta parte do episódio
Prefere Youtube? Clique aqui!
Antes de sair…

Os episódios do Retrópolis estão, como todo o conteúdo produzido pela Municipalidade de Retrópolis, em muitos lugares: Spotify, Apple Podcasts, Deezer, YouTube Music e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts.

Além disso, não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

E o nosso muito obrigado ao Guilherme Mittmann por ter nos autorizado a usar músicas do seu projeto SuperClefBros neste episódio, como fundo para nossas vinhetas e spots.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *