Bem-vindos ao podcast Retrópolis! Apresentado pela Municipalidade de Retrópolis.
Esta é a Parte A do Episódio 167.
Sobre o episódio
Mais um dossiê, desta vez para comemorar os 35 anos do surgimento de Prince of Persia na cena gamer brasileira(*). Então vamos falar desta amada franquia criada por Jordan Mechner – lembrando que a 1 hora que você tem para salvar a princesa do malvado Jaffar conta a partir do término do episódio inteiro.
(*)Sim, sabemos, os 35 anos foram ano passado, com o lançamento do original para Apple IIe; no entanto, no Brasil, o primeiro jogo que todo mundo jogou foi a versão para IBM PC, de 1990.
Sobre esta parte
Ao som de Super Clef Brothers, começamos falando da biografia de Jordan Mechner e de rotoscopia; para terminar o prelúdio do episódio, falamos de Karateka, porque não dá pra falar de Prince of Persia sem falar de Karateka.
Depois do prelúdio, finalmente começamos a falar de Prince of Persia, começando pelas inspirações não apenas de outros jogos, mas também cinematográficas; falamos do desenvolvimento do jogo e de como Mechner teve que lutar com/negociar com/abraçar as limitações do Apple II, em quase um jogo dentro do jogo. Depois de tudo pronto, falamos do lançamento para Apple IIe e do surgimento das versões oficiais para outras plataformas, sem as limitações ou com limitações diferentes do Apple IIe.
Links desta parte do episódio
- Replay
- Asteroid Blaster and Star Blaster : Jordan Mechner
- Deathbounce : Jordan Mechner
- Karateka (1984) – MobyGames
- Lode Runner (1983) – MobyGame
- O Ladrão de Bagdá (1940) – IMDb
- Iznogoud – Wikipédia, a enciclopédia livre
- [ Retro Scan of the Week ] Give Your Apple Vision for Christmas
- As Aventuras de Robin Hood (1938) – IMDb
- Prince of Persia (1989) – MobyGames
- Prince of Persia | World of SAM
- Prince of Persia, SAM Coupé | The King of Grabs
Prefere Youtube? Clique aqui!
Antes de sair…
Os episódios do Retrópolis estão, como todo o conteúdo produzido pela Municipalidade de Retrópolis, em muitos lugares: Spotify, Apple Podcasts, Deezer, YouTube Music e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts.
Além disso, não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.
E o nosso muito obrigado ao Guilherme Mittmann por ter nos autorizado a usar músicas do seu projeto SuperClefBros neste episódio, como fundo para nossas vinhetas e spots.
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS