Sempre é bom vermos as comunidades agindo e produzindo. Então, esse garbage collector é pra falar do que tem aparecido na comunidade MSXzeira recentemente.
Nossos amics (*) da AAMSX anunciaram que vão começar a produzir cartuchos de jogos novos para MSX, e o primeiro será o Kokaiju Balls, da Paxanga Soft. O plano deles é levantar recursos para bancar os custos das RUMSX, que ocorrem desde 1993, já atingindo 64 edições (a MSXRio tem 28 anos e 47 edições até aqui) e ocorrem nesse espaço aí embaixo. Eles estão montando uma newsletter (tá na moda, né? Até a gente tem uma) pra divulgação do evento. Ainda não sabemos a data, mas o Alberto Gutierrez (q n é catalão, mas veio da Calábria) me disse que se a gente montar um grupo pra ir no evento, ele consegue encaixar o evento com a nossa ida à Barcelona.

(*) Tenho culpa se você não sabe catalão… Mas a gente também não sabe, fomos no site copiar o nome! Então estamos empatados.
- Os russos do RBSC criaram um novo hardware para testar os limites do MSX, e ele se chama… Barmaley. A função desse cartucho é estressar a fonte de alimentação do seu MSX, para testá-la. Logo, a placa força a barra nas três linhas de alimentação do MSX (+5V, +12V e -12V), fazendo teste de carga variável em períodos de tempo prolongados, justamente pra ver se ela aguenta o tranco. O projeto é código aberto (tá lá no github dos russos), você pode montar… Mas cuidado pra não fritar a fonte de alimentação do seu MSX. E afinal o que é Barmaley? Este é o nome do vilão da animação russa onde temos o doutor Aibolit (que deu nome ao cartucho de diagnóstico da RBSC).

- Nosso chapa Danilo Ângelo, autor de um conjunto de templates para programar em C para MSX usando o Visual Studio e o SDCC, agora anuncia o seu projeto novo, o MSX Tile Forge. Este é um aplicativo desktop para Windows, macOS e Linux, desenvolvido em Python para ajudar a acelerar a criação de gráficos e mapas baseados em blocos para MSX 1 (Screen 2) e MSX 2 (Screen 4 a 8). A ideia é que seja um ambiente completo que reúne as necessidades específicas do desenvolvimento para MSX com foco na Screen 4. Logo, ele combina edição de paletas, blocos, superblocos e mapas em um único fluxo de trabalho. Um de seus principais recursos é a capacidade de gerar um projeto completo e otimizado, incluindo paleta, conjunto de blocos e mapa, diretamente de uma única imagem de origem (mesmo imagens não compatíveis com MSX). O projeto tá bem completo, e você pode ver mais informações no github do Danilo, aqui.
B…S….F… mas gosto de você.
Bem, vc q tá dizendo… Eu n sou dono dos meios de produção, então sou um proletário. PSF seria + adequado! 😀