Como todos vocês sabem, em novembro de 2024 eu estive em Pisa, Itália, para um encontro de usuários MSX, a Pisa MSX Devcon 2024. E nesse evento, tivemos a presença do velhote criador do MSX, Kazuhiko Nishi. As circunstâncias todas foram contadas no Repórter Retro 110, então se você não ouviu, vá lá e ouça, este que é até aqui, o mais longo Repórter Retro já lançado.
Então, depois de ter tirado fotos com o Nishi e conversado um pouco, minha esposa (que é bem mais cara-de-pau do que eu), perguntou a ele:
“– Quando é que o senhor vai ao Brasil?”
Ao que o Nishi responde:
“– Olha, eu quero ir no segundo semestre de 2025, para mim é melhor nessa época do ano. Outubro seria o ideal“.
Voltei e avisei a todos na comunidade MSXzeira que o Nishi viria a São Paulo no segundo semestre de 2025, para todo mundo guardar dinheiro pensando nessa viagem. Claro que houve gente que me perguntou por que ele iria a São Paulo e não ao Rio. Eu respondi:
- Eu não tinha a menor vontade de encarar a organização de um evento com a presença dele. Não é um encontro, é uma superprodução;
- Os organizadores da MSXSP já tinham contato com ele, por conta de uma palestra online que ele deu numa edição passada da MSXSP.
Passou um tempo, e recebemos nas comunidades um aviso apenas escrito:
Save the date. São Paulo MSX Summit. 19 de julho de 2025.
Comecei a ligar os pontos, mandei mensagem pro Mario Cavalcanti (editor da revista Clube MSX) a respeito… E não obtive resposta. Mais um indício de que estavam negociando com o Nishi para ele vir pro evento.
Chega em abril de 2025, vejo uma foto do GCShow (organizado pelo nosso amigo corintiano Ricardo Wilmers)… E nessa foto tem um banner de divulgação da São Paulo MSX Summit anunciando a vinda de Kazuhiko Nishi ao Brasil.
Então… Kazuhiko Nishi virá ao Brasil, e dará uma palestra na São Paulo MSX Summit. Mas não só ele. Falo mais a respeito num próximo post.