NFC para quem é de NFC.

Se você paga contas com seu cartão de crédito ou débito, e já ouviu a pergunta: “Tem aproximação?“, significa que você está usando a tecnologia Near Field Communication e nem sabe. Bem, eu não vou explicar o NFC aqui, recomendo que você vá lá na Wikipédia para entender como funciona.

Mas como isso aqui não é um site sobre tecnologias (frescas) atuais, vamos à retrocomputação. Ficou curioso sobre esse aparelho aí em cima? Então continue aqui que a gente vai falar um pouco mais a respeito dele…

Para nós, tudo começou quando o RetroBadgeman demonstrou no X (antigo Twitter) o NFC1541, um leitor de NFC compatível com a MiSTer e é claro, os Commodore 64/128 (senão não teria esse nome, né). Ele pede uma TeensyROM para funcionar, e permite ler cartões com os jogos gravados. Mas vamos explicar umas coisas antes…

O que é a TeensyROM?

A TeensyROM é uma solução para o Commodore 64 que permite carregar ROMs a partir de um cartão SD. O nome se deve a ela usar um microcontrolador Teensy (duh), e ela emula um 1541 (nosso alvo preferido de piadas há algum tempo), tendo suporte a vários formatos de imagem de disco, como D64, T64 e PRG. Ela também tem um emulador de cartuchos, suporte a MIDI, entre outras coisas.

No caso da ♥MIDI♥, funciona como uma entrada ou saída MIDI, permitindo que o SID Seja usado a partir de um teclado MIDI USB, ou um dispositivo MIDI externo seja acionado a partir do micro. Também é possível transmitir arquivos no formato MIDI ou SID de um PCou Mac e ouvi-los reproduzidos no hardware original. E por último, ele oferece conectividade com a Internet por meio de uma porta Ethernet, emulando um cartucho Swiftlink com modem de 38,4 kbps conectado.

E agora, tem suporte ao NFC1541.

Onde esse NFC1541 está disponível?

O BedroomNinja (adorei o apelido) está disponibilizando para compra o NFC1541 no Ko-Fi, ao custo de “40 moedas do rei” (ou 282 roiau, na cotação de hoje). Isto é, se você quiser ser pão duro e não colocar os LEDs de ligado e de atividade. Aí você coloca mais 5 libras em cima. Mais £15 de frete pro mundo tudo…  E tá tudo certo. Tem branco (em dois tons) e cinza.

Como produzir os cartões?

Aí você tem que dar uma lida a respeito do projeto TapTo, que é um sistema aberto para carregar software usando objetos físicos, como tags NFC. Na wiki (que eu indiquei no link aí em cima) fala a respeito de tudo isso. Infelizmente, só está disponível no momento para a MISTer, a MiSTeX e para o Commodore 64.

Conclusão.

Não é exatamente um setup barato de fazer, mas é algo muito, mas muito interessante! E para vocês se divertirem, o vídeo do RetroBadgeman demonstrando o funcionamento, com um C64C, devidamente pintado de azul.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

Um comentário em “NFC para quem é de NFC.

  1. Poxa, que soluçao legal. Carregamento rápido. Me parece que equimento demorou mais para processar que o leitor.

    Games fisicos atuais seriam show.

Os comentários estão fechados.