A saga do Omega – missão secundária – 61a RUMSX.

Enquanto o último post da saga do Omega não vem (será um breve posfácio e ainda não foi concluído), fui ver as fotos da 61a RUMSX, de Barcelona, ocorrida em 3 de fevereiro de 2024. E qual não foi a minha surpresa ao encontrar 22 fotos de MSXs montados com base em projetos como o Omega Home Computer (que vocês acompanharam aqui) e outros, como o Terrible Fire MSX (TFMSX).

Logo, decidi não poluir o post com um monte de fotos e criei um álbum em separado. Todos os direitos das fotos são da AAMSX. Agora, se você quiser saber mais a respeito daquele que é talvez o encontro retrocomputacional mais antigo em atividade do mundo… Continue a leitura.

A RUMSX está na sua 61a edição, sendo que a primeira de todas ocorreu em novembro de 1991. A MSXRio está na sua 45a edição, logo, somos tranquilamente o encontro retrocomputacional mais antigo da América Latina e provavelmente o segundo encontro retrocomputacional com mais edições no mundo: é certo que superamos a CocoFest (encontro anual de entusiastas do Tandy TRS-80 Color, o CoCo) e a KansasFest (o encontro de Apple II que ocorre em Kansas City) em número de edições. Mas em termos de antiguidade… Não mesmo: A CoCoFest e a Kansas Fest, ambas tem 32 anos de idade. Temos “apenas” 27 anos.

De qualquer forma, a RUMSX é organizada pela Associació d’ Amics del MSX (AAMSX, orgulhosamente escrito em catalão), e os eventos ocorrem a cada seis meses, em média. O site é simples, mas bem completo, com textos escritos em catalão (óbvio), espanhol e inglês. As RUMSX são organizadas em uma estrutura bem organizada: por exemplo, é possível alugar um MSX para o evento, caso você não possa levar um. Tem mercado de pulgas (com regras), tem exposição de artes feitas em MSX, tem área para quem quiser jogar nos MSX

Este é um evento focado em MSX (sim, são fiéis e monogâmicos, como eu), e com várias palestras ocorrendo ao longo do dia. Vocês podem saber um pouco mais a respeito lendo essa página aqui. E a MSXRio tem usado a RUMSX como uma das nossas fontes de inspiração para realizar uma MSXRio (e uma RetroRio) cada vez melhor.

E como adoramos ver fotos de encontros – é só ver o nosso acervo de fotos das MSXRio, são mais de 2000 – indicamos que você perca invista algum tempo do seu dia para ver algumas fotos de encontros passados. Alguns MSXzeiros conhecidos certamente aparecerão nessas fotos. Uma boa oportunidade de passar o tempo numa sexta-feira, com a semana praticamente encerrada.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *