O que são os Vintage Computer Festivals?

Como vocês sabem, a gente adora um encontro. Não é à toa que tudo isso aqui começou com dois fudebas que nem se conheciam pessoalmente e resolveram fazer um encontro de MSX, no longínquo ano de 1997, em Niterói, a Cidade Sorriso (olha para o outro lado, vê o Rio de Janeiro e… Sorri!). Tudo começou lá, e a gente continua seguindo esse caminho.

E é claro que a gente adoraria ir num encontro no exterior. Não tivemos como ir na MSX GOTO40 (mas soubemos que o Nishi quer vir ao Brasil em 2024), ou às RUs de Barcelona (e a próxima, a 61a, será no dia 3 de fevereiro de 2024), ou mesmo aos encontros anuais da comunidade MSXzeira em Nijmegen, Holanda (e esse ano será em 23 de março). Se bem que o Giovanni foi à RetroMadrid, em 2014…

Mas se tem uma coisa que os estadunidenses sabem fazer, é evento. E as Vintage Computer Festivals são simplesmente fascinantes. Existe uma fundação por trás, a Vintage Computer Federation, e ela organiza três eventos:

vcf East 2022
Um Apple II com gabinete de acrílico exposto na VCF East 2022.

Existem outros eventos que levam a chancela VCF mas são organizados de forma independente. Entre eles, temos:

  • A VCF Midwest, que ocorre em Chicago, Illinois;
  • A VCF Southwest, que ficou parada por muitos anos, mas em 2023 ocorreu em Dallas, Texas (a próxima será de 14 a 16 de junho de 2024).
  • A VCF Southeast, que ocorre em Atlanta, Georgia.
  • A VCF SoCal, que ocorre no sul da Califórnia (e a próxima será nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2024);
  • As VCF Europa: Munique e Berlim (Alemanha); A VCF Zurique, na cidade de mesmo nome (houve uma em novembro de 2023!); e a VCF Reino Unido.
VCF Southeast.
VCF Southeast – a oitava.

Infelizmente nem todos os encontros ocorrem anualmente. Como eu disse ali em cima, a VCF Southwest ficou parada por muitos anos, mas em 2023 retornou ao calendário.

Uma visão geral da VCF Southwest 2023.
Uma visão geral da VCF Southwest 2023.

E o que ocorre nas VCFs? Bem… Temos de tudo exposto: De centrais telefônicas antigas em funcionamento (com direito a telefones com fio em cada estande) até uma exposição de computadores usados pelo Weather Channel; de exposições de micros raros (como os MSX – para os estadunidenses, são raros) até palestras e entrevistas com pessoas da cena retrocomputacional. De minicursos de Basic do Commodore 64 até aulas de como soldar e montar seus projetos (na VCF East 2023, o desafio era montar você mesmo – com a assistência de instrutores – uma controladora IDE para um IBM-PC/XT). Por exemplo, na VCF Southwest de 2023, houve uma palestra e uma exposição de computadores usados na antiga URSS. Sim, tinha um MSX 2, um Yamaha KYBT2 exposto por lá.

Outra visão geral da VCF SW 2023.
Outra visão geral da VCF SW 2023.

E eles tem soluções muito interessantes:

  • Por exemplo, você quer vender um item, mas não tem máquina de cartão, quer curtir o evento e não quer se estressar? Você pode terceirizar esse processo para a VCF. Logo, eles tem um estande de vendas, onde eles vendem o seu item para você. É claro, eles cobram uma comissão pelo trabalho, mas você não tem que se preocupar com nada.
  • Mas digamos que você está duro e não pretende comprar nada. Há mesas colocadas perto da entrada onde é possível deixar itens que não lhe interessam mais, para que outra pessoa pegue e leve. Ao mesmo tempo, você pode passar lá, ver algo que lhe interesse e pegar.
  • Ainda há as VCF Swap Meet, que são encontros organizados por algumas VCFs, onde as pessoas vão para o estacionamento, param seus carros, abrem as malas, montam seus “estandes” e vendem ali seus itens. Durante a pandemia da COVID-19, foi o que funcionou – no caso da VCF East.
VCF East Swap Meet
VCF East Swap Meet.

Em resumo, é um encontro que deixa qualquer entusiasta de retrocomputação em êxtase. E claramente inspiramos as RetroRio nas VCFs. Nosso sonho é que um encontro nosso seja ao menos parecido com um encontro como esses. E sim, temos muita, mas MUITA vontade de irmos a um encontro desses.

vcf zurique 2023
E fomos surpreendidos pela VCF Zurique 2023, que ocorreu em novembro!

E para fecharmos o ano de 2023, vamos entregar para vocês algumas playlists de vídeos das VCFs ocorridas em 2023. Mas não será hoje, mas sim em breve! Afinal, enquanto as pessoas discutem que cor vestir para ter mais sorte/dinheiro/amor nas suas vidas, vamos ver o que de melhor ocorreu nos Vintage Computer Festivals de 2023, para ter uma noção do que nos espera em 2024! Aguardemmmm!

vcf west 2020
VCF West 2020 – numa foto panorâmica.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

2 pensou em “O que são os Vintage Computer Festivals?

Os comentários estão fechados.