[UPDATE] Falando um pouco do X68000 Z.


Ontem saiu a parte A do episódio 145, onde falamos do Sharp X68000, uma máquina que alguns dizem que é à frente do seu tempo. Mas eu digo que é um fruto do seu tempo: Termendamente cara, poderosa como nenhuma máquina até então, linda de morrer… Um reflexo da bolha financeira e imobiliária que o Japão vivia, e que posteriormente veio a desaguar na década perdida.

Mas isto aqui não é um site sobre economia, mas sim um site sobre retrocomputação, então voltemos a falar do X68000. Vocês sabem (ou deveriam saber) que a Zuiki anunciou um X68000 Z, na esteira da onda das miniaturas de micros e videogames… Alguns inclusive a gente falou aqui, como o Amiga 500 mini, o Commodore 64 mini, o Apple II mini (mas esse é iniciativa do Chris Larkin), o CP-500 mini (obra e graça do Everaldo R. Lima); o Zemmix Mini (projeto), uma concepção de um MSX mini

A Zuiki passou algumas informações a respeito do seu projeto – que está atrasado, mas segundo ela, o lançamento é daqui a duas semanas, 28 de setembro de 2023!

Esse X68000 Z virá no pacote iniciante (starter pack) com tudo o que você precisa para jogar: O mini console, um cartão SD com o sistema operacional (Human68k) e o Gradius (que foi o jogo de lançamento da plataforma, em 1987), e uma réplica de um Joycard.

No pacote básico (basic pack), teremos também um mouse e um teclado. Na versão completa terá também um monitor LCD e uma coleção de jogos desenvolvidos pela ZOOM (conteúdo ainda não revelado). A ZOOM fez jogos como Phalanx, Lagoon e Overtake para o X68000.

A princípio, quem colaborou com a campanha de financiamento coletivo pelo site Kibidango receberá antes dos outros, e receberá além do Gradius, o jogo ChoRenSha 68K (que nome medonho). Mas perceba que o lance de usar cartões SD permite que você vá no seu site de download de jogos favorito, pegue um monte de jogos do X68000 e rode no seu X68000 Z, certo? E a Zuiki está de boas com isso, o que é bem interessante. Logo, você poderá jogar Ghouls ‘n Ghosts, Strider, Final Fight, Alien Syndrome, Street Fighter II: Champion Edition, Granada ou qualquer outro jogo do X68000 nesse mini-microcomputador.

O canal Sega Lord X fez dois vídeos testando o dito cujo (que é lindo), então colocamos aí embaixo para que vocês vejam também:

Ficou animado em comprar? Então…

Atualizando: Clique nesse link aqui, vá pra a Rakuten Japão (dica do nosso amigo e ouvinte Sergio Vladisauskis, aí embaixo) e já se mexa para ver com o seu atravessador japonês favorito para trazer um desses pra você. Mas eu queria era também rodar o NetBSD nele… Será que dá?

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

2 pensou em “[UPDATE] Falando um pouco do X68000 Z.

Os comentários estão fechados.