Episódio 143 – Os Quase Que Nem MSX – Tomo I – Parte A

Bem-vindos ao podcast Retrópolis! Apresentado pela Municipalidade de Retrópolis.

Esta é a Parte A do Episódio 143.

Sobre o episódio

Neste e no próximo episódio, vamos falar de quase ali faltando pouquinho pra ser MSX. E pelo “neste e no próximo episódio”, já sabem que o convidado é o Piter Punk.

Sobre esta parte

Tem a necessária recuperação do que já falamos, tem uma definição de MSX para poder definir o que é quase MSX, tem pré-variantes, inspiração e algumas variantes.

Links desta parte do episódio
Antes de sair…

Os episódios do Retrópolis estão, como todo o conteúdo produzido pela Municipalidade de Retrópolis, em muitos lugares: Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer, YouTube e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts.

Além disso, não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

E o nosso muito obrigado ao Guilherme Mittmann por ter nos autorizado a usar músicas do seu projeto SuperClefBros neste episódio, como fundo para nossas vinhetas e spots.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

3 pensou em “Episódio 143 – Os Quase Que Nem MSX – Tomo I – Parte A

  1. Em 1981 eu e dois amigos (Ruy Cesar Neto e Mauro Múrcia) que faziam estágio comigo no CCE-USP (Centro de Computação Eletrônica) fizemos um computador com Z80, duas PIO, TMS9918 e TMS5520 (sintetizador de voz que queríamos usar para som em geral). Só chegamos a monta 16KB e DRAM em uma placa face símples e Z80 com meu projeto de controle de DRAM em protoboard. Em março de 1982 o projeto foi interrompido quando o Ruy saíu da USP para projetar o primeiro clone de PC do Brasil (Ego da Softec). Ainda tenho alguns dos chips que usamos: http://www.merlintec.com/download/einstein_chips.jpg

  2. A razão pela qual tantos engenheiros independentemente chegaram à mesmo solução de combinar o VDP 9918 com Z80 é bem simples: o Z80 era o único processador que fazia “refresh” de memória dinâmica (DRAM). Se você usasse a memória principal como “buffer” de vídeo, o próprio circuito de vídeo faria o refresh para você e ai qualquer processador servia. 6502 para Apple II, Atari 8 bits, VIC-20, C64, C128, Acorn 8 bits. 6809 para TRS Color Computer. Z80 para Sinclair 8 bit. 68000 para Macintosh, Atari ST e Amiga. Mas se o vídeo era separado como no 9918 ou na placa CGA do PC o jeito era usar Z80 ou ter um circuito complicado como no PC (parte do timer e um canal de DMA).

Os comentários estão fechados.