Iniciativas bacanas devem ser sempre estimuladas, e recebemos do Humberto Costa um comentário falando do seu projeto, que entendemos que vale a pena ser divulgado. Clique aí embaixo para continuar a leitura.
Olá! Como um fã de micros classicos baseados em 8088 e 8086, eu estava penando para achar um compilador fácil de usar para agilizar a criação do meu sistema operacional para 8086.
Então resolvi criar o meu, e nada melhor que criar um BASIC! Afinal, é uma linda linguagem clássica mas levemente abandonada ultimamente. Então, me inspirei no VisualBasic.NET para sintaxe em geral, pois é a referencia moderna que tenho da linguagem, pela simplicidade e uso de RAM. Estou fazendo um BASIC procedural, estou tentando modernizar e simplificar a sintaxe. Por mais que o BBS BASIC e o QuickBASIC tenham o seu charme, [ele] ainda está em desenvolvimento, mas já está funcional o suficiente pra programadores começarem a brincar com código fonte em BASIC novamente sem ficar batendo cabeça com DOSBox ou QB64.
Atualmente, estou implementando a biblioteca base com os comandos de manipulação de arquivos e console para ser realmente considerada 100% usável. Inicialmente estou fazendo apenas uma versão que gera executáveis para [MS-]DOS, mas fiz genérico e expansível o suficiente para poder implementar bibliotecas para CP/M-86 e outros processadores e sistemas operacionais. Desejo, ao final da implementação de todos os recursos que estão nos objetivos, fazer que ele possa compilar também para 68k. Claro que Z80 seria um sonho, mas não sei Assembly de Z80 suficiente.
Nisso e em outras partes aceito ajuda da comunidade para termos um compilador moderno de BASIC para nossas amadas plataformas. É tudo open source e pode ser acompanhado via https://github.com/humbertocsjr/hcbasic . Toda ajuda é bem vinda, como reports de bugs e código fonte. Considero esse projeto 75% concluído neste momento.
Agradeço a todos esses anos eu que acompanho vocês, desde o remoto episódio 11 sem comentar muito, mas escutando sempre.
Humberto.
Então gente, prestigiem o projeto do Humberto Costa. Eu já estou o seguindo no github, E obrigado pela sua audição! Fazemos bem para fazermos sempre.
Atualização: Depois desse post, o Humberto mandou um novo comentário, que reproduzo abaixo:
Já é possível fazer aplicativos simples de console que manipulem arquivos. Ainda vai ter algumas melhorias pra fazer na linguagem, como ponteiros para funções e subrotinas, e implementar mais recursos na biblioteca System, como rotinas gráficas. De resto já está em 90% concluído. 🙂
Então pessoal, aproveitem e experimentem o compilador do Humberto!