Bem-vindos ao episódio 118 do Retrocomputaria.
Sobre o episódio
Esse Windows 10 aí… não, ele não nasceu ontem. E este episódio é para contar os primeiros 10 (tá, 12) anos do ambiente/sistema operacional gráfico da Microsoft.
Nesta parte do episódio
Depois de dois anos de idas, vindas, demos e vaporwares, falamos do Windows 1.0 (est. 1985), do Windows 2.0 (est. 1987), do OS/2 1.x (é, OS/2!) e Windows 3.0 (est. 1990).
Além disso, claro, o PROCESSINHO (de look and feel).
Links do podcast
- Histórico de versões do Windows
- InfoWorld – Microsoft does Windows (21/11/1983)
- Windows 1.01
- Windows 1.0 1.0.1
- Compilando o Microsoft Word 1.1a para Windows
- Blitz – Betty Frígida
- Windows 2.x 2.0
- 35 F.3d 1435
- Uma história do DPMI
- Windows 3.0
Música de fundo
Músicas de vários jogos CGA e provavelmente CANYON.MID e PASSPORT.MID.
Ouvindo este episódio offline
Baixe o ZIP, descompacte e ouça com seu tocador de música preferido.
Onde este episódio (e todo o Retrocomputaria) está disponível
Os episódios do podcast estão, como todo o conteúdo do Retrocomputaria, em muitos lugares: Spotify, YouTube, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts.
Seu comentário é o nosso salário
Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
Não consigo imaginar um mundo sem Windows. Começou toscão, e agora não sai dos desktops. Ótimo episódio, como sempre.
Involuntariamente eu e o Cesar acabamos cometendo aquela heresia da FPGA (ou uma variante dela). Acho que o funcionamento do modo real em processadores x86 modernos não deveria ser chamado de emulação, já que o chip opera eletronicamente como um 8086 e a coisa acontece dentro do chip. Não é FPGA, é outra coisa, mas o espírito é similar.
Excelente episódio. Curto muito a recrocomputação da era PC, que é mais próxima de mim (apesar de ter tido um MSX Gradiente e vendido-o na caixa na época do meu 486DX4, que arrependimento).
“bonitos sapatos” explica melhor onde ver essa referencia
É referência direta a um filme cult de 1998, “Six-String Samurai” (ou “Samurai do Rock’n’Roll” por aqui), uma mistura de “Mad Max”, “A encruzilhada” e filmes chineses de artes marciais.