Episódio 118 – Windows, os primeiros dez anos – Parte A

Bem-vindos ao episódio 118 do Retrocomputaria.

Sobre o episódio

Esse Windows 10 aí… não, ele não nasceu ontem. E este episódio é para contar os primeiros 10 (tá, 12) anos do ambiente/sistema operacional gráfico da Microsoft.

Nesta parte do episódio

Depois de dois anos de idas, vindas, demos e vaporwares, falamos do Windows 1.0 (est. 1985), do Windows 2.0 (est. 1987), do OS/2 1.x (é, OS/2!) e Windows 3.0 (est. 1990).
Além disso, claro, o PROCESSINHO (de look and feel).

Links do podcast

Música de fundo

Músicas de vários jogos CGA e provavelmente CANYON.MID e PASSPORT.MID.

Ouvindo este episódio offline

Baixe o ZIP, descompacte e ouça com seu tocador de música preferido.

Onde este episódio (e todo o Retrocomputaria) está disponível

Os episódios do podcast estão, como todo o conteúdo do Retrocomputaria, em muitos lugares: Spotify, YouTube, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts.

Seu comentário é o nosso salário

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

5 pensou em “Episódio 118 – Windows, os primeiros dez anos – Parte A

  1. Involuntariamente eu e o Cesar acabamos cometendo aquela heresia da FPGA (ou uma variante dela). Acho que o funcionamento do modo real em processadores x86 modernos não deveria ser chamado de emulação, já que o chip opera eletronicamente como um 8086 e a coisa acontece dentro do chip. Não é FPGA, é outra coisa, mas o espírito é similar.

  2. Excelente episódio. Curto muito a recrocomputação da era PC, que é mais próxima de mim (apesar de ter tido um MSX Gradiente e vendido-o na caixa na época do meu 486DX4, que arrependimento).

Os comentários estão fechados.