Mosca Branca do dia: Comx-35

Pronuncia-se “comics”. Máquina holandesa da Noxon AB (nunca ouvi maais goorda), fabricada em Hong Kong, um dos poucos micros domésticos baseados no escalafobético microprocessador 1802, vulgo COSMAC, da RCA. Com direito a vídeo de unboxing direto da terra natal do bicho por Recompute33.

Peraí, eu disse Mosca Branca? Não, são três moscas brancas no mesmo vídeo! Na segunda metade tem duas máquinas da Apricot — PCs com 8086 e MS-DOS mas incompatíveis com o IBM PC, um Portable e um F1.

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

4 pensou em “Mosca Branca do dia: Comx-35

  1. Geweldig!

    Um vídeo muito bom por sinal. O Comx-35 está em excelente estado, além de vir com o datacorder e drive!

    1. O vídeo em si já é um achado!! Das maquinas a que mais gostei foi o Apricot F1. Me veio à cabeça o bordão: “in mother russia, the computers are embedded in the disk drives”.
      E fico pensando como seria interessante ver um commodore 64 dentro de um 1541….

      1. Pô, taí um hack pedindo pra ser feito. Ou então algo um pouco menos ambicioso: colocar uma RS-232 ou uma interface de vídeo + PS/2 ou USB dentro, alterar a ROM do 1541 pra virar um computador completo.

      2. Considerando que o 15X1 são computadores completos com CPU, RAM, ROM e até uma porta serial para conversar com o mundo (leia, ligar um terminal) é até de se estranhar que ninguém tenha escrito um mini sistema operacional para ele!

Os comentários estão fechados.