Entrevista exclusiva com o criador da Audiowave, da Tecnobytes

No último dia 2 de novembro de 2020, esse site fez uma breve entrevista exclusiva com uma das mentes pensantes por trás da Tecnobytes, Ricardo Oazem e sua careca lustrosa. A entrevista foi para apresentar o seu produto novo, a Audiowave, e foi concedida via Iscáipe. Oazem está refugiado no seu bunker, localizado em Belford Roxo (também conhecido como Purple Belford), e nos trouxe alguns esclarecimentos.

O que é a Audiowave?

A Audiowave é um cartucho da Tecnobytes que é uma implementação completa do padrão MSX-Audio. Se você ouviu os nossos episódios 109 A e 109 B, lembra que falamos do padrão MSX-Audio, que não decolou por causa do custo: Era muito caro. Por isso nenhum MSX (até onde sabemos) veio com essa implementação de fábrica.

O padrão usa um chip compatível com a família OPL, o Y8950. Logo, temos:

  • Um gerador de som FM compatível com o YM3526, ou seja: 9 canais de som FM ou 6 canais + 3 para a bateria.
  • ADPCM de 4 bits, com resolução de sample de 16 Khz e 8 bits.
  • Um DAC mono da Yamaha, o YM-3014.
  • Entrada e saída de som mono. Isto significa que é possível digitalizar sons (usando o ADPCM).
  • Suporte para teclado musical. Logo, os teclados Panasonic FS-MKB1, (nunca vi esse), o Toshiba HX-MU901 (só ouvi falar) e os Yamaha YK-01, YK-10 e YK-20 (Esses sim!) podem ser ligados. A pinagem é a mesma dos módulos Yamaha SFG-01 e SFG-05. O teclado Philips NMS 1160  não funciona com os cartuchos, apesar de ter o mesmo conector – a pinagem é diferente.
  • Possibilidade de ter 2 Y8950 funcionando em paralelo.

Foram feitos três cartuchos que implementavam, em maior ou menor grau, o padrão. São eles:

O Toshiba e principalmente o Philips podem ser atualizados para estarem de acordo com o padrão. Mais recentemente, o cartucho GR8NET (sempre ele) tem suporte (não sabemos se completo) ao MSX-Audio. E agora, a Audiowave.

O que a Audiowave tem como diferencial?

  • A implementação completa do padrão MSX-Audio.
    • Extensões do BASIC estão presentes – e são 37 CALLs!
    • O software em ROM, idêntico ao usado pela Panasonic, no seu FS-CA1 – o software pode ser acessado via um CALL, no BASIC.
  • 256 Kb de Sample RAM, para uso do ADPCM.
  • Plugs P2 de entrada e saída. Logo, é possível ligar um microfone nela e capturar áudio.
  • Conector para teclado musical em todos os cartuchos.

Quais programas tem suporte?

Bem, alguns jogos tem suporte ao padrão, entre eles alguns jogos (Xevious é o mais conhecido), demos, trackers, revistas em disquete… No Generation MSX estão categorizados 234 softwares.

E como fica o som?

Infelizmente não foi possível fazermos um vídeo com as capacidades da Audiowave em ação. Mas assim que a Tecnobytes fizerem um vídeo, a gente divulga.

Qual é a disponibilidade?

Bem, resolvidos os problemas de produção, ela entrará em produção em muito breve, para aquisição a partir do site da Tecnobytes.

E o preço?

Ainda não está fechado.

Espero que tenha trazido alguns esclarecimentos a respeito.

Ricardo Oazem
Ricardo Oazem em um… Momento de descontração.

 

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.