Bem-vindos à edição 62 do Repórter Retro.
Links do podcast
- 40 anos do TRS-80 Color Computer
- O HD de Yves Grolet foi salvo, e tem os fontes do shmup Agony pra Amiga
- RetroManCave vem a conhecer o Atari 800XL
- Adrian Black vem a conhecer o TI-99/4A — Parte 1, Parte 2, Parte 3…
- …e termina de consertar o Amiga 4000 do mês passado
- Jan Beta faz barba, cabelo e bigode num Amiga 600…
- …e conserta um ZX Spectrum+ que exibia lixo na tela
- Noel Llopis estreia no RR consertando um Spectrum+ da Inves com tela verde ‐ Parte 1, Parte 2, Parte 3.
- Victor Trucco turbina (ainda mais) a Multicore: Parte 1, Parte 2, Parte 3.
- AVISO: Os links acima são de um grupo privado do Facebook onde Victor Trucco posta atualizações da Multicore.
Música de fundo
Músicas sortidas
Ouvindo este episódio offline
Baixe o ZIP, descompacte e ouça com seu tocador de música preferido.
Onde este episódio (e todo o Retrocomputaria) está disponível
Os episódios do Repórter Retro estão, como todo o conteúdo do Retrocomputaria, em muitos lugares: Spotify, YouTube, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts.
Seu comentário é o nosso salário
Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
Salve galerinha do mal, muito obrigado por mais um podcast para alegrar meu solitário dia de trabalho.
Eu ouvi fontes do Agony ??? caraca !!! vou correndo pegar!!! Acredito também que vocês já devem ter esbarrado no site do outro autor do Agony, o Franck Sauer, que tem muita informação sobre o desenvolvimento do Agony:
http://francksauer.com/index.php/games/15-games/published-games/10-agony
E eu que achava que o paralax do Agony já tirava tudo do Amiga e o camarada me vem falando que estava desenvolvendo uma rotina para 6 planos !!! pqp!!!
Ahh, e 6 DOF significa 6 degrees of freedom, o que significa 6 graus de liberdade em movimentação 3D: Translação nos 3 eixos e rotação em torno dos 3 eixos. Isso é muito usado em interfaces Homem-máquina, por exemplo, um HMD (head mounted display) normalmente possui 6 DOF para capturar os movimentos do usuário e traduzir em comandos para a aplicação.
Continuem com o excelente trabalho!!! []s e t+
Olá pessoal,
Bacana este RR, inclusive sim, fazia tempo que o design italiano não era mencionado.
Sobre esta última Retiro Rio, agradeço muito o esforço e iniciativa de vocês para realizá-la à distância. Pude assistir duas palestras, uma de Ricardo e outra de Paulo Garcia. Este formato à distância ficou ótimo.
Entendemos, claro, o motivo real desta edição ter sido à distância, mas por outro lado, quando possível este formato poderia ser utilizado novamente.
Complementando a resposta acima sobre 6DoF, um exemplo mais próximo, o jogo Descent e seus sucessores implementam 6DoF como característica principal na jogabilidade.
O prótótipo do Agony em questão usa outro conceito, bem distinto por sinal. O autor menciona 6 playfield scrolling, que nada mais é do que 6 planos de scroll.
Neste caso, um exemplo próximo seria o magnífico Zorax, para o quão, muito boa vontade, podemos dizer que este possui dois planos de scroll. 😀
Abraços e até a próxima.
Muito bom RR, vou correndo baixar a versão traduzida do Projeto Melancholia! Obrigado pela dica! https://www.project-melancholia.org