Chuck Peddle (1937-2019)

Chuck Peddle, engenheiro eletrônico que projetou um dos microprocessadores seminais da Quarta Era da Computação, faleceu no último dia 15 de dezembro.

Para quem não lembra do que esse simpático senhorzinho aí do lado fez, recomendamos a audição dos episódios 20 (A e B) e 80 (A e B), onde falamos da maior criação desse engenheiro eletrônico nascido no Maine (EUA) e também do primeiro computador de grande sucesso baseado nessa sua criação.

Para quem ainda não entendeu, esse sujeito chapelado aí embaixo criou o MOS 6502  e o Commodore PET. E ainda deu entrevista para o The Amp Hour Electronics Podcast, conforme falamos nesse post aqui.

E pelo visto, não conseguiremos entrevistá-lo. Mais um que escapou, droga…

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Chuck Peddle (1937-2019)

  1. Incrível o vazamento de solventes na “foundry” deles, um desastre ambiental… explica um pouco a doidice deles enfrentar a Motorola.

    Todos os chips e gate-array de Amiga eram produzidos lá então deu razão à oferta da Commodore, e isso me impressiona, pois a Motorola fornecia os CPU 68k.

    Descanse em paz: game over.