40 anos da SNK

A cultuada produtora SNK, criadora de videogames como o Neo Geo, e de jogos como a série Art of Fighting e mais recentemente Metal Slug (que eu adoro) está comemorando 40 anosMencionamos que ela também entrou na onda dos mini-consoles (vocês devem lembrar-se disso) e em Barcelona, no sábado, dia 24 de novembro, teve um evento comemorando o aniversário dessa empresa. O pessoal do Retromaniacs divulgou lá e no Facebook tem o evento, falando como foi.

Aliás, alguém deve estar perguntando o por quê a imagem da caixa do Ikari Warriors para MSX 2 estampando o post. Um motivo simples: Este é o único port desse jogo para um equipamento de 8 bits que foi feito pela própria SNK.

Ikari Warriors (SNK) para MSX.
Clique na imagem para ampliar.

Agora, o que ninguém me explica é o que o William Dafoe e o Tom Berenger, conforme caracterizados em Platoon (1985), estão fazendo na capa desse jogo?

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “40 anos da SNK

  1. Devo ser a única pessoa no Brasil que se lembra de ter jogado o PRIMEIRO jogo da SNK (Ozma Wars) nos arcades. Eles fizeram engenharia reversa do hardware da Space Invaders, e uma vez com as especificações, descartaram o software original da Taito e fizeram o seu próprio. Perfeitamente dentro da lei, como a Franklin pós-processo, a VTech e a Compaq. (Ver: https://www.retrocomputaria.com.br/2015/01/20/o-ataque-dos-clones-parte-1/)

  2. Sempre achei este port (MSX2) um dos piores ports do Ikari Warriors para 8 bits, o que não chega a ser uma surpresa já que praticamente todos os ports de sucessos do arcade para o MSX2 são muito feios e mal adaptados (Green Beret, Soldier of Light, etc.). Parece até que isso era uma prática deliberada comum entre as principais produtoras de jogos do Japão.

    1. Se bem q Green Beret e Soldier of Light são para MSX 1. O Soldier of Light é uma conversão do Spectrum (uma das inúmeras). O Green Beret foi o primeiro jogo da Konami UK. E mesmo assim é um lixo.