Falamos há alguns dias sobre Zemmix Neo, Zemmix Mini e outros. Mas, e os Zemmix “originais”? Falamos sobre eles no episódio sobre a Ásia. Mas se você quiser refrescar a memória a respeito dessas raridades (no Ocidente), o Konamito fez um post (antigo) no seu blog (sempre bacana) mostrando os 6 modelos produzidos, com fotos e textos a respeito. Afiem o espanhol e boa leitura!
Fico curioso em saber como é o hardware dessas máquinas. Desconfio, pelas reduzidas dimensões dos consoles, que utilizam algo similar aos “chipões-tudo-em-um” (MSX-ENGINE) utilizados nos Expert Plus e DD Plus; pois naquela época “emulador” era somente um sinônimo para cínico, mentiroso, 13, etc. Hehehe….
Não tem nada de muito diferente, por dentro são praticamente iguais aos outros MSX da Daewoo: Z80, PSG e VDP em chips separados e um chipão da Daewoo (DW64MX1) com a lógica dos slots, PPI, etc.
O mais diferentão é o CPG-120, que tem Z80 “Turbo” e VDP de MSX2+, ou seja, não tem computador da Daewoo equivalente. Diz a lenda haveria um MSX2+ Turbo da Daewoo, mas que acabou sendo abortado.
Piter Punk: Obrigado pelas informações! Solução interessante! “Reduziram” uns 60 a 70% do tamanho da placa “espremendo” toda a parte de controle de slots, a PPI e um monte de 74XX’s em um único “chipão”! Acredito que as memórias RAM e VRAM devam ser chips únicos de 256 Kbytes ao invés daquela “plantação” de chips de 4K usadas nos Experts e Hotbits!