A Lei de Atwood enuncia que:
Qualquer aplicação que possa ser escrita em JavaScript, será eventualmente escrita em JavaScript.
Falamos dela quando comentamos sobre o port do DOSBox para JavaScript. E o Paulo Peccin desafia mais uma vez a Lei, mostrando que é possível termos um emulador para MSX feito em JavaScript, o WebMSX. Mas quais são as novidades da versão 5.0?
- A primeira e mais importante, é que agora é possível usar o emulador em rede com o WebMSX. Logo, você pode montar uma instância, convidar amigos para entrar e acompanhar uma execução de um programa, um processo de debug ou, como a grande maioria usará… Para montar uma liga de futebol online, de Konami’s Soccer.
- Vale lembrar que a conexão é P2P com descoberta e conexão automática, logo sem preocupações com endereços IP, portas, essas coisas.
- O dispositivo de armazenamento agora é baseado no Nextor, com criação de imagens e importação de arquivos de forma dinâmica. Isto em particular me interessa para meus projetos de desenvolvimento.
- Os modos turbo de CPU e VDP podem ir até 8x, com ativação manual ou por software.
- Melhorias no suporte dos teclados, com seis layouts já salvos.
- Interface drag and drop para adicionar nova mídia.
- Savestates melhorados.
- Parâmetros novos a serem passados na URL para boot mais rápido, pressionar teclas na inicialização, etc.
- Diversas melhorias e correções.
Interessou? Vai lá, então. Eu estou pensando no uso do mesmo como ambiente de desenvolvimento… Seria uma maneira de unificar a todos os ambientes. Mas é caso para testar depois. E parabéns ao Paulo Peccin pelo ótimo trabalho!