Episódio 83 – Dispositivos de Armazenamento – Parte B

retrocomputaria_vitrine_570x190

Bem-vindos ao episódio 83 do Retrocomputaria.

Sobre o episódio

Fitas, discos e tudo o mais que pode armazenar dados e programas dos nossos micros.

Nesta parte do episódio

Continuamos a falar de interfaces de drive, e depois falamos de disquetes, minidisquetes, microdisquetes e emuladores de disquete, de discos rígidos desde quando todo mundo os chamava de Winchester, discos de vinil, floptical, meios ópticos, meios magneto-ópticos e daí vai.

Links do podcast

Música de fundo

Disquetes, cassetes e tudo o mais que está armazenando informação mas esquecemos agora de citar.

Outras formas de ouvir

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 83 – Dispositivos de Armazenamento – Parte B

  1. Me revisando por aqui, o modelo da Acorn é o A3020 e não A3200 como eu disse.
    E quanto ao caso da ROM do Amiga 600, a lambança da Commodore foi ter liberado três versões da ROM, as “37.299”, “37.300” e “37.350” (numeração interna da empresa) mas considerando todas como “2.05” (numeração pública). A “37.299” não incluem suporte a IDE ou PCMCIA (mas o driver podia ser carregado do disquete) e a “37.300” suporta IDE e PCMCIA mas tem bugs que limitam os discos rígidos ao máximo de 40MiB (ao invés de 4GiB).

  2. Os Sharp X68000 tiveram modelos que sairam com controladora SASI e hoje é um inferno fazer funcionar, não existe mais nenhum dispositivo desse barramento a venda, somente um adaptador SCSI2CF que diz resolver o problema, mas sei que muito que tem esse computador tiveram problemas com esse adaptador.

    Mais uma vez, um ótimo episódio!