MSXPad Revived

Se você tem interesse em programar para MSX, já deve ter ouvido falar do MSXPad, uma iniciativa do Slotman para facilitar a vida de quem quer tentar rabiscar código Pascal. Mas infelizmente, o MSXPad não funcionava com as versões mais novas do Windows (8 e 10). Até agora.

No 8bitsbasic, temos uma versão remixada dessa IDE, que agora funciona em Windows 8 e 10, tem um instalador completo, o OpenMSX já configurado (ih, estão pegando meu espaço) e mais algumas coisas. Se você é usuário Windows e quer se aventurar a escrever código para MSX, essa é uma excelente opção.

Nota pessoal: Quanto a quem usa Mac OS X ou Linux (como eu), pode tentar outras soluções… Como a minha, que é meio engambelada mas funciona. Sim, pretendo dar uma olhada para aprender alguns truques… E melhorar a minha solução, claro. No futuro irei redigir um documento explicando tudo o que eu fiz, para facilitar a vida de quem quiser escrever código MSX no PC. Não, KlaxMSX, eu não esqueci. Só não tive tempo, mas vai sair sim!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “MSXPad Revived

  1. Que bizarro! Ele abre um DOSBox para compilar o programa e depois copiar o mesmo para uma imagem de disco e depois abre o OpenMSX. Acho que no linux dá pra fazer isso tudo via macros pelo gedit e já abrir direto no OpenMSX. Ainda não estudei a possibilidade disso que é viável, sei que é.

  2. Comentário do Pedro Tagwato…

    Segue relato que pode ser útil a outros msxzeiros.

    Eu tive um MSX há muuuuitos anos atrás.

    Em 2021, decidi brincar um pouco com programação em emuladores de MSX, para relembrar o passado.

    Uma ferramenta conhecida para auxiliar na programação em Pascal no MSX é o MSXPad (originalmente SEM suporte para Windows 10/64 bits).

    Neste post descobri o MSXPadRevived, que traz esse suporte.

    Experimentei e vi que existem 3 bugs no MSXPadRevived:

    1. F6-Compila dá erro se já houver um arquivo D.DSK na pasta do projeto (lá deixado por F5-Compile-Run anterior), forçando o desenvolvedor a ter que excluir manualmente esse arquivo para continuar.F5-Compile-Run inicia o programa no emulador SEM dar qualquer aviso mesmo que o código fonte NÃO tenha sido de fato recompilado, devido ao erro em F6 (então, o que vê rodando é a versão ANTIGA do programa Pascal).
    2. Arquivos * .INC incluídos muitas vezes causam erros de sintaxe malucos (inexistentes) devido ao uso do DOSBOX no Windows10.

    Existe uma solução simples para o problema 3 acima, basta usar o DosBox-X em vez do DosBox
    (renomear a pasta e o executável do Dosbox-X para isso).

    Mas não há solução para os problemas 1 e 2 acima no MSXPadRevived.

    Então, pesquisei um pouco mais e descobri que o Slotman lançou um “fix” para permitir que o MSXPad rodasse no Windows 10/64 bits, mas publicou apenas aqui nesta página.

    Seguindo as instruções dele, instalei o MSXPAD original e depois sobrescrevi com os arquivos NOVOS CORRIGIDOS que ele publicou no post.

    Verifiquei que TODOS os 3 bugs que ocorrem no MSXPadRevived acima citados NÃO ocorrem no MSXPad original “fixado”.

    O MSXPAD agora está compilando e tudo funcionando no Windows 10/64 bits, sem erros !!!