A MSX Association reaparece no radar

MSX_logo

Depois de muito tempo de radio silence, a MSX Association começou a enviar sinais de que pretende lançar alguma coisa; os sinais foram captados pela MSX.org (com direito a correções do ag0ny). Não tem nada muito claro, mas parece que envolve testes de compatibilidade e algum lançamento no futuro.

Vamos esperar.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “A MSX Association reaparece no radar

  1. Vamos aguardar para ver o que vai acontecer, a MSX Association poderia juntar toda essa galera que desenvolver para começar a produzir coisas novas ou refazer coisas que deram “errado” na época. Vamos ver o que vai dar, cruzando os dedos aqui.

    1. Anos atrás, qdo a MSX Association apareceu, estávamos todos pensando q ela iria dar um passo até os desenvolvedores e usuários, e fazer pelo menos a pergunta: “O q vcs iriam querer ver num MSX 3?” Seria espetacular, e mesmo q eles ignorassem todas as nossas manifestações, teria sido uma ótima jogada de marketing p/ eles. Mas os japoneses simplesmente ignoraram a comunidade q abraçou o micro qdo eles abandonaram-no, em 1994.

      Alguns disseram, desconsolados, q “é assim mesmo, eles são donos do padrão, mimimi…”. Mas outros (como eu) ficaram extremamente irritados. Isto motivou-nos a escrever um manifesto contra a MSX Association (aliás, chamando-a de MSX Assassination). Isto fez a gente ser citado em uma coluna do B. Piropo (n adianta, n vou lembrar qual foi), provocamos a ira do Ag0ny (festejou o Giovanni ao saber q ganhou um inimigo), e publicamos em português e inglês. Daniel Caetano escreveu em português, e eu traduzi p/ o inglês. Ah, e angariamos alguns holandeses p/ o nosso lado, como o “FiXato”, q eu conheci qdo tive em Amsterdam, em 2014.

      Daí é q veio a piada de referir-se ao MSX Resource Center como o Vendidos.org, entre outras coisas por conta da empresa (Bazix) aberta por integrantes do site pra vender hardware (OCM) e software (MSX Revival Project) no Ocidente.

      A produção deles foi: Um emulador (horrível, por sinal), um leitor de cartuchos via USB e posteriormente o MSX-on-a-chip, q veio incompleto. Teve tb o Project EGG, q era uma maneira de rodar jogos de MSX em plataformas atuais, e o MSXPC, q… Prefiro n comentar. Houveram outras coisas, como 3 edições de uma nova MSX Magazine, um encontro em 2005 no Japão, a visita do Nishi a um encontro de MSXzeiros em Tilburg, Holanda (acho q em 2001)… Cliquem aqui pra saber mais.

      Logo, depois desse histórico, eu somente espero. Enquanto isso, vou fudebando aqui e ali. =)

      1. Sorry for the late reply…

        “Isto motivou-nos a escrever um manifesto contra a MSX Association (aliás, chamando-a de MSX Assassination). Isto fez a gente ser citado em uma coluna do B. Piropo (n adianta, n vou lembrar qual foi), provocamos a ira do Ag0ny…”

        I don’t remember about this. Can you refresh my memory? What did I get so upset about?