Episódio 65 – O office antes do Office: Planilhas Eletrônicas – Parte B

planilha-eletronica

Sobre o episódio

Micros clássicos não são apenas jogos, mas também trabalho duro. Por isso fizemos a série O office antes do Office.

E falamos de planilhas eletrônicas, componente essencial de um ambiente de trabalho moderno e produtivo, em que todos os colaboradores se unem, trazendo sinergias positivas para a organização como um todo.

Nesta parte do episódio

Continuamos na Lotus, falando do pós-Lotus 1-2-3; falamos do Excel e de mais algumas planilhas e integrados; divagamos sobre killer apps e a influência da planilha eletrônica. E caçamos mitos urbanos.

Ficha técnica:

URLs do podcast:

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 65 – O office antes do Office: Planilhas Eletrônicas – Parte B

  1. Ótimo episódio sobre planilhas! Ou banco de dados de pobre…rsss

    Meu contato com este aplicativo se deu somente quando comecei na área de informática em um pequena empresa perto de casa que mantinha toda sua contabilidade em planilhas do Lotus 1-2-3

    Anos depois já mexendo em Excel 2.0 para Windows e trabalhando numa Software House em Santo André – SP, uma certa empresa que fabrica motos (com sede no Japão e filiais aqui no país), resolveu nos contactar para refazer o sistema dela de contabilidade. Eu fiquei encarregado desta tarefa e para meu espanto, o sistema era totalmente feito em Excel com macros em VBA. O que mais me deixou assustado na época é o caso deste “sistema” calcular o lucro de todas as filais aqui no pais, isso mesmo, calculava o LUCRO da empresa em todos o território nacional. Para me deixar mais apavorado ainda, o gerente financeiro me passou a planilha que aparentemente parecia simples, me forneceu a senha para desproteger o restante da mesma, nunca vi tantas abas numa mesma planilha. Me metia a besta de querer imprimir tudo desta planilha monstruosa para poder entende-la e posteriormente desenvolver o novo sistema, passei uma semana imprimindo formulas, cálculos e macros! Ao juntar as páginas impressas em impressora matricial, deu-se uma folha de (pasmem) 40 metros quadrados! Após 8 meses de desenvolvimento do novo sistema em Clipper 5.2 com dados em DBF/CDX, o gerente financeiro desta empresa analisou todo o sistema e nos telefonou dizendo: ficou legal…. 😐

    Depois desse fatídico acontecimento, utilizei algumas vezes o Excel para trabalhos de escola, na faculdade já comecei a usar o OpenOffice e hoje tenho poucas coisas no Google Docs (mais planilhas de horas das empresas que trabalhei como PJ e relações de coisas retro).

  2. Vale notar que o MS Excel assim como outros aplicativos das versões mais recentes do Office foi agraciado com a brilhante decisão de tradução de interface e atalhos.

    Esta epifania de alguém da Microsoft, tradução de atalhos é super legal, já foi mencionada no episódio dos Processadores de Texto.

    PORÉM no MS Excel deram um passo além da tradução de atalhos.

    Não, traduzir atalhos não é o suficiente, isto é para os fracos.

    No MS Excel ousaram mais! Traduziram as fórmulas para o Português. E com direito à acentuação gráfica OBRIGATÓRIA na fórmula.

    Um esmero, uma maravilha.

    Por exemplo (os acentos são obrigatórios):

    MID –> EXT.TEXTO
    TRIM –> ARRUMAR
    LEN –> NÚM.CARACT
    UPPER –> MAIÚSCULA
    LOWER –> MINÚSCULA
    CELL –> CÉL
    GESTEP –> DEGRAU
    ISNA –> É.NÃO.DISP
    ISNONTEXT –> É.NÃO.TEXTO
    ISBLANK –> ÉCÉL.VAZIA
    ERFC.PRECISE –> FUNERROCOMPL.PRECISO
    GETPIVOTDATA –> INFODADOSTABELADINÂMICA

    Mais detalhes mórbidos: https://usuariosdoexcel.wordpress.com/lista-de-funcoes-do-excel/