Episódio 64 – What if… Commodore – Parte B

retrocomputaria_vitrine_570x190

Uatu, o Vigia (Marvel Comics)Sobre o episódio

Realidades alternativas. Universos paralelos. Podia ser a Marvel ou a DC, mas é o Retrocomputaria transformando em podcast aquelas perguntas “e se…” que sempre rolam enquanto não estamos gravando.
Para começar, especulamos sobre a Commodore enquanto instalávamos uma Mapper para acessar além do episódio 64.

Nesta parte do episódio

Apresentamos e conversamos sobre o Cenário Dois e Cenário Três.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 64
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Giovanni e Juan
  • Duração aproximada: 33 minutos
  • Músicas de fundo: E se… nós deixássemos você, amigo ouvinte, descobrir?
  • Download em ZIP

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 64 – What if… Commodore – Parte B

  1. Amigos, muito bom este episódio.

    Creio que faltou vocês comentarem uma realidade alternativa bem relevante na história da Commodore:

    Em Outubro de 1976, impressionado com o Apple I, Chuck Peddle sondou Jobs e Wozniack quanto à uma possível venda da Apple para a Commodore. Os dois Steves foram à Commodore para negociar e Jack Tramiel considerou a proposta de Jobs muito alta e a negociação não seguiu.

    Inclusive parte do acordo de Jobs era que os dois Steves se tornassem funcionários da Commodore-Apple.

    O que teria acontecido se esta negociação vingasse e a Commodore adquirisse a Apple, tendo Jobs e Wozniak como funcionários?

  2. Gostei muito desse episódio e acho extremamente interessante essa abordagem do “what-if”. Afinal imagino que todos que estudam a História da microcomputação já fizeram suas viagens na imaginação pensando o que seria se este ou aquele evento não tivesse ocorrido. Principalmente os eventos mais fortuitos e com maior impacto na História.
    Por isso mesmo acho que o maior, ou pelo menos o mais manjado “what-if” da microinformática é sobre o que aconteceria se a Microsoft não tivesse conseguido o contrato para fornecer o sistema operacional do IBM-PC. Seja porque a IBM conseguisse se acertar com o CP/M, a Microsoft não conseguisse comprar o 86-DOS, ou a IBM não aceitasse a venda do sistema de forma independente pela Microsoft.
    O maior “what-if” nacional em minha opinião é o que aconteceria se não houvesse a reserva de mercado no Brasil. O desenvolvimento da microinformática nacional seria maior ou menor do que foi?
    Quando forem fazer um próximo episódio do gênero, por favor considerem a possibilidade de abordar esses temas. Tenho muita curiosidade de saber a opinião das pessoas sobre o que aconteceria nessas duas hipóteses.
    Imagino que no mínimo seria um episódio tão interesante e divertido quanto este.