Sobre o episódio
Atari. 8 bits. Computadores. Sim, vamos falar deles.
Nesta parte do episódio
Depois de mais um interlúdio causado pela venda da Atari a Jack Tramiel e do massacre de arrumação, surge a terceira geração dos 8 bits (65XE e 130XE, com a porta PBI trocada pela ECI e o FREDDIE adicionado ao mix de SALLY, ANTIC, GTIA e POKEY) e o videogame derivado (XEGS).
E finalmente começamos a citar o software: ATARI BASIC, diversos aplicativos (mas não teve CP/M), diversos jogos (alguns melhores que no 2600 e no C64) e da “produtora do coração” (Lucasfilm).
Nos perguntamos onde os Atari 8 bits foram vendidos (spoiler: em diversos lugares nas Américas, na Europa e na Oceania).
E chegamos aos dias atuais, para dizer o que está sendo feito para estes micros clássicos nestes tempos modernos em que os computadores já nascem velhos.
Ficha técnica:
- Número do episódio: 63
- Participantes: Ricardo, João, Cesar, Giovanni e Juan
- Duração aproximada: 52 minutos
- Músicas de fundo: POKEY moendo, self-test do XL y otras músicas más
- Download em ZIP
URLs do podcast:
- Lista de aplicativos para os Atari 8 bits
- 20 jogos que definiram a jogatina nos Atari 8 bits
- Quantas máquinas Atari 8 bits foram vendidas no mundo?
- Atariware, portal chileno sobre os Atari 8 bits
- Verbete de Peter Langston na Wikipedia
- Dois POKEYs
- Expansão de RAM: tão bom que cada um inventou o seu, e o Lotharek simplificou
- MyIDE/MyIDE II
- MaxFlash
- Side 2
- SIO2SD
- Aceleradoras
- Expansões de vídeo
- a8.fandal.cz
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Interessante episódio, existe algum jogo do Atari que sofreu um reboot, assim como aconteceu com o Metal Gear no MSX ?
Jogos clássicos dos consoles e computadores Atari foram relançados para ST ainda na década de 1990, como é o caso de Moon Patrol e Space Invaders. Um hogo clássico dos 800/XL/XE que foi relançado é o polonês Robbo, como GNU Robbo, que pode ser rodado com gráficos aprimorados em Sony PSP, Windows e até GP2X. Poderia citar “Karateka” mas não vale 😛
Reboot de Metal Gear no MSX? Ha? Heim?
Ótimo episódio! Nunca tive contanto com os Atari de 8Bits, só o video-game 2600. Espero um dia usar um para ver como é.
O “demo da Sabrina”, por acaso, é este (irritante de tão repetitivo) demo:
https://www.youtube.com/watch?v=pixcjhqLq34
http://www.pouet.net/prod.php?which=64326
Também encontrei um ( https://www.youtube.com/watch?v=Plu64YncTp8 ) que usa imagens do clipe de onde tiraram os sons do primeiro demo.
Aliás, quando busquei por vídeos apareceu, além dos demos acima, e do clipe cuja música e imagens foram usados nele (“Boys,Boys,Boys” https://www.youtube.com/watch?v=cxVLQLWIs_U ), um vídeo que eu fiquei me perguntando o que passava pela cabeça de quem produziu.
O clipe original de “All of Me (Boy Oh Boy)” – https://www.youtube.com/watch?v=evEXt0Aaoew
Que ideia bizarra foi essa de querer por a cantora para fazer poses sensuais, falar com um urso de pelúcia e fingir que toca vários instrumentos (incluíndo uma guitarra elétrica) em plena praia, tudo no mesmo clipe? Só faltou colocar a Sabrina usando um computador na areia, que nem o “Apple II que funciona movido a éter” citado em um dos últimos episódios!
O conjunto completo do XEGS era acompanhado de teclado, pistola, o CX-40 cinza, Missile Command, BASIC e o programa de teste na memória e os cartuchos Bug Hunt (para jogar com a pistola) e o Flight Simulator II da subLOGIC (que a MS licenciou para converter para PC). O bacana do FS é que ele vinha até com cartas aeronáuticas (inclusive tenho que escanear para preservar).