A alegria do cartão perfurado está de volta!

card

Os que são jovens, isto é, aqueles com menos de 50 voltas ao redor do sol, possuem somente uma vaga noção do que seja o manuseio de cartões perfurados para a entrada de dados no computador. Portanto só nos restaria confiar nas sábias palavras dos mais velhos ou somente especular.

Mas acontece que Norbert Landsteiner resolveu corrigir esta “falha de caráter” da nossa geração com a criação de dois sítios bem interessantes. O primeiro cumpre a tarefa de ser uma perfuradora de cartões virtual onde é possível escrever linha de código em COBOL ou FORTRAN (sorry, no JCL pals!) e salvá-las como imagem (aquivo PNG).

O outro, complementando o anterior, serve como uma leitora de cartões (conceito que “existe” até hoje nos mainframes e chamado carinhosamente de READER) permitindo que as informações codificadas nos cartões sejam ser lidas e interpretadas.

Duvida? Carregue o cartão que ilustra esta publicação para ver o que acontece!

( Vintage is the New Old )

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “A alegria do cartão perfurado está de volta!

  1. Não peguei esta época mas sempre achei interessante os processos mesmo sabendo do funcionamento.