Semana Tecnológica XXI FAETERJ-RIO… E o Retrocomputaria estava lá!

xxi faeterj

Tudo começou quando o professor Marcio Belo, colega de trabalho na FAETEC, me convidou para a Semana Tecnológica XXI FAETERJ-RIO. A FAETERJ-RIO é o antigo IST-RJ, e é uma instituição de ensino superior vinculada à FAETEC, fundação do Governo do Estado do Rio de Janeiro… E meu empregador direto.

Na verdade o Marcio Belo me procurou uma vez para uma consultoria sobre um MSX a ser comprado por ele, indiquei o Retrocomputaria, ele gostou… Aí deu no que deu. Então, seria uma pequena exposição, intitulada “E a revolução começou com 8-bits“. Seria na terça, dia 20 de outubro último. Ele comentou, pediu sugestões… E eu me ofereci para ir, levar um MSX para expor. Ele ficou agradecido, e depois, numa conversa, o João (um dos que cometem o podcast comigo) disse que iria também. E comentou com alguns amigos…

Resultado é a foto que você viu ali em cima, com a presença de 5 ilustres fudebas, da esquerda para a direita: João, Marcio Belo, Rogério Belarmino, esse que vos escreve e André Tavares. Sentado, nosso amigo filho de Murphy Marcio Lima.

O que rolou? A maioria foi MSX, mas também apareceram lá um Commodore 128 e um Atari 1200 XL. A receptividade dos alunos e professores foi ótima: Muita gente perguntou sobre os micros, sobre o podcast, ficaram curiosos, disseram que vão ouvir o podcast (rumo à dominação mundial!), e uma frase de um aluno que conversou um bocado comigo sintetiza o pensamento que até então, eu não sabia que havia nessa geração:

Tem muita gente da minha geração que tem muita curiosidade sobre essa época, como os programadores faziam magia negra para fazer realizar aquilo tudo… E temos pouca informação, ainda mais em português. O podcast de vocês cobre essa lacuna, obrigado! Vou ouvir sim!

Muito, muito bom mesmo. Eu fiz algumas fotos, então o álbum está lá no Picasaweb nosso, e aí embaixo. Se você tiver mais alguma foto para exibir, por favor, avise-nos, Queremos expor elas lá.

Semana Tecnológica XXI FAETERJ-RIO

 

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Semana Tecnológica XXI FAETERJ-RIO… E o Retrocomputaria estava lá!

  1. Monitor fósforo verde da Gradiente eterno (apesar de ter me feito ver o mundo em tons de verde durante muuuuuitos anos)