Xisco Servera escreveu um artigo bastante interessante sobre a a versão do Green Beret para MSX e de quebra falando um pouco sobre a Imagine, Ocean e a malfadada “Konami Limited” (conhecida no submundo como Konami UK).
( MSX Blog )
Xisco Servera escreveu um artigo bastante interessante sobre a a versão do Green Beret para MSX e de quebra falando um pouco sobre a Imagine, Ocean e a malfadada “Konami Limited” (conhecida no submundo como Konami UK).
( MSX Blog )
Opa, ainda explica sobre o lendário Jail Break.
A Konami UK ser usada para portar jogos Japa para máquinas européias fazia sentido.
O que não fez sentido era portarem também MSX.
Em todo caso falharam nas duas abordagens.
Quanto mais leio sobre esta época mais percebo o nível de amadorismo das produtoras de software ocidentais. Eu considero Hideo Kojima e Jordan Mechner como análogos* mas enquanto um tinha toda uma equipe para desenvolver as ideias, o outro literalmente recorria aos familiares para “dar uma força”) — “Prince of Persia” e “Metal Gear” são contemporâneos.
(*) mesmas influências cinematográficas, estímulo familiar ao estudo de artes etc
Aliás, algum dia alguém irá se dar conta de que o boina verde no jogo do MSX não está usando uma boina?
Aliás, algumas [outras] curiosidades sobre o jogo a partir de uma rápida observação que fiz:
1. A primeira é mais óbvia é que ele está sincronizado em 50Hz, portanto, ajustem seus MSX2/2+/turbo R antes de jogar.
2. A segunda é que ele bebe da forma de programar do ZX Spectrum, portanto tenta usar a VRAM com um framebuffer, razão pela qual os gráficos também estão coloridos em blocos de 8×8, tal qual um speccy.
3. Cada rolagem da tela movimenta cerca de 3KiB de dados na VRAM e tudo na base de OUT. Se usassem inteligentemente a tabela de padrões poderiam mexer em blocos de uns 256 bytes e ter muito mais ciclos sobrando para o deixar o jogo mais rápido.
4. A última curiosidade é que que todos os personagens são formados por uma máscara preta escrita na tabela de padrões e sobre ela o sprite respectivo do personagem, razão pela qual é possível colocar até 4 inimigos na mesma linha.
Sinceramente, este jogo poderia ficar bem melhor se feito direto para MSX2 usando a “tal” SCREEN 4.
No vídeo a seguir tem um comparativo das versões do jogo, tirem suas próprias conclusões: https://www.youtube.com/watch?v=D-DN9pNHAuE
O vídeo é velho conhecido meu, prova de que a versão do MSX não é é de toda ruim no final 🙂