[Semi-OFF] Memórias da Era dos BBS’s

Coisas que a gente esbarra quando está empacotando coisas pra mudança.

No meio da década de 1990, o modo dominante de se “estar online” eram os BBS’s. A Internet ainda estava engatinhando no Brasil. Sim, na nossa Lista de Promessas Infinitas para o podcast consta um episódio sobre BBS. Quando acontecerá, não sei, mas se um asteroide não atingir a Terra antes esse episódio acontecerá. Com certeza.

Pois bem, no BBS Mandic, de São Paulo (apesar de eu morar no RJ, é uma história longa) fui membro de algumas comunidades de tecnologia, de esportes (alô E-Race!) e de ficção científica. Uma dessas era a de fãs do seriado Arquivo X. Um dos membros dessa comunidade era a cantora e compositora Vange Leonel. Não sabe quem é? Bom, agora você sabe.

Eu a conheci pessoalmente quando ela veio fazer um show no RJ em 1996 ou 1997, numa boate na praça do Jockey, na Gávea. Conversamos sobre nerdices em geral e Arquivo X em particular. Hoje, empacotando as coisas pra mudança e decidindo o que fica e o que vai, dou de cara com isto:

Vange2
Heh. “Big X”. 🙂

Gente finíssima. Foi embora cedo demais. 🙁

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “[Semi-OFF] Memórias da Era dos BBS’s

  1. Acho BBS um assunto excelente para o podcast. Importante incluir junto o RENPAC, Cirandão e STM400, sistemas inspirados no Minitel francês e que foram referencial de comunicação de dados mesmo antes da era BBS.

  2. Cheguei até a pedir para o Aleksandar se ele guardou um backup dos servidores! Pena… não… eu até acho que tenho entulhado em algum lugar um arquivo do UniQWK com mensagens de algumas comunidades!