Coisas que a gente esbarra quando está empacotando coisas pra mudança.
No meio da década de 1990, o modo dominante de se “estar online” eram os BBS’s. A Internet ainda estava engatinhando no Brasil. Sim, na nossa Lista de Promessas Infinitas para o podcast consta um episódio sobre BBS. Quando acontecerá, não sei, mas se um asteroide não atingir a Terra antes esse episódio acontecerá. Com certeza.
Pois bem, no BBS Mandic, de São Paulo (apesar de eu morar no RJ, é uma história longa) fui membro de algumas comunidades de tecnologia, de esportes (alô E-Race!) e de ficção científica. Uma dessas era a de fãs do seriado Arquivo X. Um dos membros dessa comunidade era a cantora e compositora Vange Leonel. Não sabe quem é? Bom, agora você sabe.
Eu a conheci pessoalmente quando ela veio fazer um show no RJ em 1996 ou 1997, numa boate na praça do Jockey, na Gávea. Conversamos sobre nerdices em geral e Arquivo X em particular. Hoje, empacotando as coisas pra mudança e decidindo o que fica e o que vai, dou de cara com isto:
Gente finíssima. Foi embora cedo demais. 🙁
BBBs.
Acho BBS um assunto excelente para o podcast. Importante incluir junto o RENPAC, Cirandão e STM400, sistemas inspirados no Minitel francês e que foram referencial de comunicação de dados mesmo antes da era BBS.
Cheguei até a pedir para o Aleksandar se ele guardou um backup dos servidores! Pena… não… eu até acho que tenho entulhado em algum lugar um arquivo do UniQWK com mensagens de algumas comunidades!
Caraca, maluco!!! Vê se você consegue achar isso!
Poxa, seria fantástico se esses históricos fossem recuperados…